domingo, 3 de novembro de 2013

Itália leva susto no início, mas abre 2 a 0 na final

Cagliari (Itália) - Ampla favorita na final da Fed Cup contra a desfalcada equipe russa, a Itália levou um belo susto na partida que abriu o confronto, mas no fim do dia conseguiu colocar 2 a 0 no placar com as vitórias de Roberta Vinci e Sara Errani. Agora, as donas da casa precisam de apenas mais um triunfo no domingo para conquistar o terceiro título em cinco anos.
No primeiro jogo do sábado, a estreante Alexandra Panova por pouco não surpreendeu Roberta Vinci. A russa teve quatro match-points contra a italiana, três deles no segundo set e mais um no terceiro, mas em todos acabou falhando e permitiu que a rival conseguisse trinfar de virada, com parciais de 5/7, 7/5 e 6/7, anotando assim o primeiro ponto para as mandantes da série.
Depois do sufoco que Vinci passou e já com o placar favorável, Sara Errani entrou menos pressionada em quadra. Para completar, a italiana encarava a jovem russa Irina Khromacheva, de apenas 19 anos, mais uma que debutava na Fed Cup. A maior experiência de Errani fez a diferença e a vitória veio em sets diretos, com placar final de 6/1 e 6/4, em 1h25 de confronto.
Agora, a situação da retalhada equipe russa, que não conta com uma top 100 sequer depois da debandada dos principais nomes dom país, está bastante complicada. Visitantes no saibro de Cagliari, elas precisam vencer os três jogos do domingo, entre eles o de duplas. As rivais se invertem e Panova encara Errani, enquanto Khromacheva mede forças com Vinci.
Caso surpreendam e vençam os dois jogos de simples, as russas entrarão com Alisa Kleybanova, a mais experiente de todas as convocadas e única com participações na Fed, e Margarita Gasparyan, de somente 18 anos, nas duplas. Elas irão enfrentar as italianas Flavia Pennetta e Karin Knapp.