domingo, 24 de novembro de 2013

Neto Baiano cumpre promessa pelo acesso e já sonha bem alto para 2014

Com um estilo falastrão fora de campo, o atacante Neto Baiano não demorou muito a cair nas graças do torcedor do Sport. É claro que os gols ajudaram para que a relação se fortalecesse em tão pouco tempo, mas as promessas feitas e cumpridas fizeram com que o camisa 39 fosse adquirindo a confiança das arquibancadas. Entre as várias promessas feitas por Neto, uma delas era de que o Sport subiria para a Série A do Campeonato Brasileiro. Afirmou não ter dúvidas. E de fato estava certo. O Leão venceu o Boa Esporte neste sábado e contou com a ajuda dos adversários diretos para garantir o acesso com uma rodada de antecedência. E o atacante não decepcionou: deixou sua marca.

Ao lado de Marcos Aurélio, Neto Baiano tem sido muito elogiado pela torcida nas últimas partidas. São sete gols em 12 jogos com a camisa do Sport sendo titular em oito deles. Para Neto, a boa fase se dá justamente pelo otimismo que tem. Ele fala aos companheiros tentando motivá-los e também nas entrevistas coletivas. Muitas vezes as declarações são interpretadas como soberba, mas ele garante que tudo é estrategicamente calculado.

- Sempre friso que temos que ter pensamento positivo como eu sempre tive de vencer e aqui pude conseguir ajudar a levar o Sport para a Série A. Quando pensamos assim as coisas acontecem. Sempre fui de falar e conseguir os títulos. Acho que tem sempre que pensar para a frente.
Boa x Sport (Foto: Elton de Castro)Neto Baiano cumpriu a promessa e deu acesso ao Sport (Foto: Elton de Castro)
Como não poderia ser diferente, o acesso encheu Neto Baiano de alegria e de orgulho por ter conseguido atingir o objetivo traçado, mas um outro sentimento se inflou também no atacante. Claro, a esperança. Já visando 2014, ele acredita que o Sport não pode pensar pequeno na temporada e nem na Série A. Mira os títulos da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano e sonha alto para o Brasileirão.

- Temos sempre que prometer que vamos brigar pelo título. O Sport é grande, já foi campeão da Copa do Brasil. Teremos a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano e no Brasileirão não podemos entrar pensando em fazer 45 pontos para não cair. É uma vergonha pensar em só fugir do rebaixamento. Temos que entrar pensando alto.
O Sport é grande, já foi campeão da Copa do Brasil. Não podemos entrar pensando em fazer 45 pontos para não cair. É uma vergonha pensar em só fugir do rebaixamento. Temos que entrar pensando alto"
Neto Baiano, sobre 2014
Apesar dos planos para 2014, Neto sequer sabe se permanecerá no Recife. Emprestado ao Sport pelo Goiás, o atacante tem o desejo de continuar e prometeu brigar para conseguir.

- Pretendo renovar aqui e ficar por muito tempo. Depende da diretoria do Sport, do Goiás e da minha vontade, que é de ficar. Vamos ver no que vai dar. Depende até mais de mim. Se a diretoria fizer uma proposta agradável que seja boa para mim e para a minha família eu renovarei.

Boa praça, Neto Baiano não precisou de muito tempo para se adaptar ao Recife e ao Sport. Teve a ajuda de dois amigos que já estavam há mais tempo no clube. O primeiro deles foi justamente o responsável pela sua ida para a Ilha do Retiro.

- Além da vontade que eu já tinha de jogar no Sport, vim porque o Geninho é um grande amigo meu e uma pessoa que me indica sempre aonde vai. Tenho um carinho muito grande por ele. Não tenho palavras para falar dele e do seu auxiliar Ridênio Borges. São amigos e estão marcados na minha vida.
Neto Baiano - Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Neto Baiano quer seguir no Sport em 2014
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Além do aval do técnico, Neto Baiano teve também o aval do craque do time, o atacante Marcos Aurélio, com quem já jogou no Atlético-PR em 2006. A amizade dos dois é grande fora dos campos e dentro dele a parceria resultou em gols para o Sport.

- É como eu falei há um tempo: quem não souber jogar com ele (Marcos Aurélio) é melhor pegar a chuteirinha e ir embora. Ele é um cara que joga bem, finaliza bem e dá muitas assistências. E além disso é muito gente boa. É companheiro e não tem maldade nenhuma no coração. Marcos é muito especial para mim. Temos uma amizade que eu conservo - destaca o atacante rubro-negro na expectativa que a parceria volte a ocorrer no próximo ano na Ilha do Retiro.