domingo, 14 de julho de 2013

Lili e Bárbara se classificam para a primeira final do Circuito Mundial

Embalada pela conquista de duas medalhas de bronze nas últimas competições internacionais, a dupla Bárbara Seixas e Lili - vice-líder do ranking mundial de vôlei de praia - se classificou neste sábado para a final do Grand Slam de Gstaad, na Suíça, a quinta etapa do Circuito Mundial. Elas venceram na semifinal as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/15. Com isso, as brasileiras vão enfrentar neste domingo as medalhistas olímpicas e campeãs mundiais Chen Xue e Zhang Xi, da China, às 8h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A narração é de Sergio Maurício e os comentários de Sandra Pires.
Bárbara Seixas e Lili volei de praia (Foto: FIVB)Bárbara Seixas e Lili comemoram a classificação para a final no vôlei de praia (Foto: FIVB)
É a primeira vez que a dupla brasileira se classifica para uma decisão no Circuito Mundial. Campeãs mundiais Sub-21 em 2007, Bárbara e Lili vivem ótimo momento na temporada internacional. Depois de um começo irregular nos torneios internacionais, oscilando entre o quinto e o nono lugares, a dupla foi ao pódio em terceiro lugar nas duas últimas competições, o Grand Slam da Itália do Circuito Mundial e o Campeonato Mundial da modalidade, antes de avançar à sua primeira final.

- A sensação de chegar à primeira final é maravilhosa e indescritível. Nossa vontade e nossa superação foram fundamentais para chegarmos até aqui. Estamos jogando praticamente sem descanso a cinco semanas e estar nessa decisão é muito gratificante. Estamos muito felizes e muito motivadas para lutar pelo título - garante Bárbara, atual campeã brasileira de vôlei de praia e atleta revelação do Circuito Mundial em 2012.
 
Na segunda semifinal, as chinesas Chen Xue e Zhang Xi derrotaram as brasileiras Talita e Taiana, líderes do ranking mundial, também por 2 sets a 0: 21/16 e 21/17. Sempre à frente do placar, Chen Xue e Zhang Xi conseguiram neutralizar as ações de ataque das brasileiras, principalmente de Taiana, em quem as chinesas forçavam o saque. Com Chen Xue, do alto de seu 1,89m, muito bem no bloqueio e Zhang Xi fazendo bom papel na defesa, estava difícil de a bola cair. Resta a Taiana e Talita a luta pelo bronze contra as alemãs Ludwig e Walkenhorst, às 4h (de Brasília) deste domingo.