domingo, 14 de julho de 2013

Com discípulo de Tite e 'super artilheiro', arrancada de Chapecoense supera a de clubes grandes na Série B

Gazeta Press
Com 10 gols, Bruno Rangel tem mais tentos que metade dos times da Série B
Com 10 gols, Bruno Rangel tem mais tentos que metade dos times da Série B
Desde que a queda do Palmeiras para a Série B foi confirmada no ano passado, todos esperavam que a liderança da competição, logo em suas rodadas iniciais, fosse de um time alviverde.

Após oito rodadas, a expectativa se cumpriu de outra forma. Um time alviverde lidera a divisão de acesso à elite. Porém, não é a equipe do Palestra Itália quem surpreende neste início de competição: pouco conhecida fora de Santa Catarina, a Chapecoense é quem chama a atenção com uma arrancada que supera não apenas a equipe paulista, mas todos outros grandes clubes que já disputaram a segunda divisão nacional.
Com 20 pontos alcançados em oito jogos (a equipe catarinense ainda está invicta no torneio, com seis vitórias e dois empates), o time do oeste do estado, que buscou o empate no clássico estadual contra o Joinville em 2 a 2 neste sábado, supera campanhas obtidas por outros clubes muito mais tradicionais que já disputaram a Série B, como o próprio Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético, Corinthians e Vasco (confira a lista de pontuações abaixo).
A Chapecoense supera todos com seis ou mais pontos, exceto dois clubes: o Palmeiras deste ano (que tem o segundo melhor retrospecto geral dos clubes grandes) e Corinthians, que também tinha os mesmos 20 pontos na oitava rodada da Série B de 2008 - o clube alvinegro, porém, perde no saldo de gols: a equipe catarinense tem 20 gols a favor e sete contra, saldo de 13 tentos, um a mais que o time do Parque São Jorge, que marcou um gol a menos naquela ocasião.
Sob o comando do técnico Gilmar Dal Pozzo, discípulo de Tite - com quem foi campeão gaúcho pelo Caxias em 2000 como goleiro e com quem aprendeu os primeiros passos na profissão -, desde setembro do ano passado, a Chapecoense tem no atacante Bruno Rangel a sua principal arma na Série B: com 10 gols, o jogador tem sozinho mais gols que 10 times - Paraná, Bragantino, Atlético-GO, São Caetano, Boa, Oeste, ASA, Ceará, Guaratinguetá e ABC marcaram menos que o atacante.
Apesar do excelente retrospecto, a Chapecoense pode ser superada já na próxima rodada pelo Palmeiras, que tem 18 pontos, dois a menos que a líder. Caso perca para o América-MG em casa e o time paulista bater o Figueirense no Orlando Scarpelli - ambas as partidas acontecem no próximo sábado -, a ponta passará a ser do time do Palestra Itália.
Retrospecto entre Chapecoenses e grandes clubes até a oitava rodada da Série B desde 2003:
Palmeiras (2003): 13 pontos
Botafogo (2004): 14 pontos
Grêmio (2005): 12 pontos
Atlético-MG (2006): 13 pontos
Corinthians (2008): 20 pontos (Chapecoense leva vantagem no saldo de gols)
Vasco da Gama (2009): 13 pontos
Palmeiras (2013): 18 pontos