quarta-feira, 3 de julho de 2013

Flipkens derruba Kvitova e garante campeã inédita

Londres (Inglaterra) - Depois de chegar pela primeira vez às quartas de final em um Grand Slam, a belga Kirsten Flipkens deu mais um passo na grama do All England Club. Nesta terça-feira, ela se classificou para as semifinais de Wimbledon a derrotar de virada a tcheca Petra Kvitova, campeã de 2011, com placar final de 4/6, 6/3 e 6/4, em 2h05 de partida.
Pela primeira vez entre as quatro melhores em um Slam, Flipkens vai duelar agora com a francesa Marion Bartoli, vice-campeã do torneio em 2007, que superou a norte-americana Sloane Stephens em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/5. Apesar da experiência das duas rivais, a francesa com 28 anos e a belga com 27, elas nunca se enfrentaram pelo circuito.
Com a derrota de Kvitova, a campeã de Wimbledon não será apenas inédita na competição, mas também em Grand Slam, uma vez que as quatro semifinalistas nunca ergueram uma taça dos quatro principais eventos da temporada. Bartoli e a polonesa Agnieszka Radwanska são as que mais perto disto estiveram, ambas com vice-campeonatos no All England Club.
Das oito que alcançaram as quartas de final, apenas a tcheca e a chinesa Na Li haviam levantado uma taça de primeiro porte. Flipkens sequer havia antes chagado tão longe em um Slam, ao passo que a alemã Sabine Lisicki chegara às semifinais de Wimbledon dois anos atrás.
Agressiva desde o começo do jogo, Kvitova anotou 20 bolas vencedoras contra apenas seis da belga no primeiro set. Embora também tenha somado bem mais erros não forçados (13 a 1), a tcheca conseguiu aproveitar as duas únicas chances de quebra que teve a seu favor, ao passo que Flipkens teve cinco oportunidades e em apenas uma levou a melhor sobre a rival.
No segundo set, a oitava favorita não manteve o ritmo e permitiu a reação de Flipkens, que com uma quebra solitária no sexto game tratou de igualar o placar. Demonstrando não estar em sua plena condição física, Kvitova manteve a última parcial até o nono game, no qual cometeu uma dupla falta e com um erro não forçado acabou quebrada.
Flipkens não desperdiçou a chance que teve e confirmou o serviço na sequência, sacramentando sua terceira vitória em quatro duelos com Kvitova. Atual número 20 do mundo, sua melhor colocação no ranking até então, a belga vai subir ainda mais na lista da WTA e tem tudo para figurar como a 15ª na próxima segunda-feira, podendo ser ultrapassada ainda por Lisicki, outra semifinalista em Wimbledon.