segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VÍDEO: No sufoco, Internacional vence o Grêmio e se garante na Libertadores

Com 42 mil torcedores no Beira-Rio e contra um arquirrival sem pretensões, o Internacional sofreu, mas conseguiu derrotar o Grêmio por 1 a 0, no clássico válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e garantiu a última vaga na Libertadores do ano que vem. Dos seus rivais, Figueirense e Coritiba empataram e vão para a Copa Sul-Americana.

O time comandado por Dorival Júnior teve as melhores chances no primeiro tempo, principalmente com Leandro Damião, mas Victor fez ao menos duas boas defesas e evitou o gol do Internacional. A etapa final foi mais equilibrada, com Douglas quase marcando um golaço olímpico.

Aos 15 minutos, o lance que definiu o placar: Oscar recebeu pela esquerda da área, cortou para o meio, mas Fábio Rochemback fez a falta. Pênalti que D'Alessandro bateu no canto esquerdo e fez.



Veja o gol da partida!
Desta forma, o Internacional disputará a Libertadores pela terceira vez seguida. Campeão em 2010, porém, a equipe colorada vai à fase prévia do torneio. Já o Grêmio estará na Copa Sul-Americana em 2012, mas sem Celso Roth: o treinador deixa o clube, e Caio Júnior assume.

O jogo
Precisando da vitória para conseguir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o Inter tomou as primeiras iniciativas da partida. O Grêmio só foi equilibrar as ações a partir da marca dos 20 minutos, sobretudo em arrancadas do meia Marquinhos.

Na parte final do primeiro tempo, porém, o Colorado, do técnico Dorival Júnior, aumentou a carga em busca do gol. O argentino D´Alessandro chegou, inclusive, a arrepiar a torcida gremista em cobranças de falta venenosas. Mas as redes não balançaram e o placar não foi alterado nos 45 minutos iniciais.

Na volta do intervalo, a pressão colorada aumentou. Aos 11, D´Alessandro chutou e quase marcou. Dois minutos depois, o zagueiro Índio completou cruzamento de cabeça e viu a bola passar muito perto.

No lance seguinte, o Tricolor não aguentou o abafa. Oscar colocou na frente e foi derrubado por Fabio Rochemback. D´Alessandro cobrou no mesmo canto de Victor, mas balançou as redes e fez explodir a massa vermelha no Beira-Rio.

O Grêmio até tentou estragar a festa do arquirrival, mas não conseguiu juntar os cacos e atacar com consistência. Melhor para o Internacional, que disputará o principal torneio das Américas pelo terceiro ano consecutivo. Em 2010, o clube foi campeão, diferente dessa temporada, na qual parou nas oitavas de final para o uruguaio Penãrol.

FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 1 X 0 GRÊMIO

Local:
Estádio Beira Rio, em Porto Alegre-RS
Data: 4 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Erich Bandeira (Fifa/PE)
Público: 35.041
Renda: R$ 579.980,00
Cartões amarelos: Leandro Damião, Tinga, Rodrigo Moledo (Internacional); Vilson, Fabio Rochemback e Saimon (Grêmio)
Gol: INTER: D´Alessandro, aos 16 minutos do segundo tempo

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kléber (Fabrício); Tinga, Guiñazu, Oscar e D´Alessandro; Gilberto (Zé Roberto) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback (Leandro), Marquinhos (Miralles), Douglas e Escudero (Lúcio); André Lima. Técnico: Celso Roth