segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VÍDEO: Fred faz em empate, Flu vai direto à Libertadores e determina fim de ano melancólico ao Botafogo

Botafogo e Fluminense despediram-se do Campeonato Brasileiro neste domingo com empate por 1 a 1 no clássico disputado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A igualdade no placar não se repete nas sensações de ambos, já que o time de Fred, que fez mais um gol, garantiu-se diretamente na fase de grupos da Libertadores da América de 2012, enquanto que o segundo terá de se contentar com a Sul-Americana depois de até brigar pelo título.

Sensação nesta reta final, Fred anotou seu nono gol nos últimos quatro jogos do Nacional, chegou a 22 no total, mas não conseguiu igualar-se a Borges, do Santos, que fechou como artilheiro com 23. A equipe somou 63 pontos e acabou em terceiro na tabela, atrás apenas de Corinthians e Vasco. O Botafogo, que fez seu gol com Felipe Menezes, ficou em nono com 56.

O clube de General Severiano amarga um final de 2011 péssimo, com cinco derrotas (para Internacional, Atlético-MG, América-MG, Vasco e Figueirense) um empate nas últimas seis partidas. A última vitória foi contra o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada. Pouco para um time que em determinado momento jogou o melhor futebol do país e chegou a brigar pela taça.  

Sem técnico desde a demissão de Caio Júnior, o clube deve aproveitar o fim do Nacional para anunciar Osvaldo de Oliveira, que até já admitiu estar negociando para voltar do Japão e trabalhar em General Severiano.


Veja os gols da partida!
O jogo - Apesar do caráter amistoso do duelo, o Jogo no Raulino de Oliveira começou quente. O Flu saiu na frente logo aos 4 minutos. Diguinho é lançadona esquerda da área, vai à linha de fundo e cruza. A bola chega em Fred livre pleo meio, a um metro das pequena área. O atacante mata no peito e manda para o barbante, marcando seu 22° gol neste Campeonato Brasileiro.

Após o gol, o Tricolor tentou segurar o jogo e manter a posse de bola, mas o Bota não demorou a reagir.

Aos 11, depois de uma boa troca de passes de seu meio-campo, Renato enfiou para Felipe Menezes na entrada da área. O camisa dez aplicou um belo drible no marcador e bateu cruzado de canhota, e a bola entrou no canto esquerdo de Diego cavalieri.

O Bota se animou com o empate e quase virou aos 13, numa bela jogada de Maicosuel. O atacante recebeu ainda perto da linha média e partiu em velocidade pelo lado esquerdo. Ele foi deixando todo mundo para trás, entrou na área e chutou rente à trave direita do Flu.

O jogo passou alguns momentos de muita disputa no meio campo, até que o Flu chegou com perigo aos 22. num chute de Marquinho. O meia recebeu de Diguinho, girou e mandou rente ao poste esquerdo de Jefferson.

O Bota responde e consegue uma sequência de escanteios, mas acaba sempre parando em Diego cavalieri. O jogo voltou a cair de ritmo, e, mesmo com uma tentativa de pressão do Alvinegro no final do primeiro tempo, o placar ficou no 1 a 1 na ida para os vestiários.

Só o Flu voltou diferente para o segundo tempo, com Matheus Carvalho no lugar de rafael Sobis, e o duelo continuou bem disputado. O primeiro a chegar com perigo foi o Flu, com Fred recebendo livre na direita e tentando o criuzamanto para a área. Matheus Carvalho, porém, não conseguiu chegar.

A resposta alvinegra foi imediata. Alessandro enfiou em profundidade para Felipe Menezes, que foi a linha de fundo e levantou na medida para Loco Abreu. O uruguaiu subiu na linha da pequena área mas cabeceou em cima de Diego Cavalieri.

E o Bota começa a ter mais chances. Aos 14 foi Marcelo Mattos que arriscou de longe e viu a bola desviar em mariano antes de sair com perigo pela linah de fundo. Já aos 18, foi Maicosuel que soltou a bomba e Cavalieri defendeu.

O Flu teve seu momento aos 21, quando Matheus Carvalho cabeceou em cima de Jefferson e o goleiro salvou no susto. O Botafogo chegou a marcar aos 25, mas o lance foi anulado. Numa cobrança de falta da intermediária, a bola foi levantada na área e Loco Abreu escorou, mas em posição irregular.

O Bota busacva a pressão, mas não conseguia espaços. Até que o volante Valencia fez mais uma falta dura e levou o segundo amarelo, deixando o Flu com dez em campo. Os comandados de Flávio Tênius ainda tiveram uma chance de virar o jogo antes do apito final, quando, aos 42, Loco Abreu acertou um chute de dentro da área e obrigou Cavalieri a grande defesa para salvar o Tricolor. No fim, ficou a igualdade no placar.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE

Local:
Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 4 de dezembro de 2011 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Antônio Schneider (RJ)
Assistentes: Luiz Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos, Felipe Menezes, Elkeson (Botafogo), Diguinho, Marquinho, Valencia, Leandro Euzébio (Flu)
Cartão vermelho: Valencia
Gols: BOTAFOGO: Felipe Menezes, aos 11min do 1° tempo; FLUMINENSE: Fred, aos 4min do 1° tempo

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu
Técnico: Flávio Tênius

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Marquinho (Diogo) e Deco (Lanzini); Rafael Sobis (Matheus Carvalho) e Fred
Técnico: Abel Braga