segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VÍDEO: Cruzeiro encerra ano frustrante com goleada sobre o Atlético-MG e se livra do rebaixamento

Tudo perfeito para a torcida celeste na tarde decisiva do Campeonato Brasileiro. Jogando com o apoio de toda a torcida da Arena do Jacaré, o Cruzeiro conseguiu uma goleada contra o arquirrival Atlético-MG por 6 a 1 e se livrou do rebaixamento para a Série B. De quebra, o time cruzeirense ainda tirou os atleticanos da Copa Sul-Americana de 2012.

Pressionado, o Cruzeiro esbanjou vontade em campo e garantiu a permanência na elite ainda no primeiro tempo. O meia Roger foi um dos grandes destaques da vitória. Foi ele quem abriu o placar e também foi ele quem cobrou falta na cabeça de Leandro Guerreiro no segundo gol. Ainda na etapa inicial, Anselmo Ramon fez o terceiro, e Fabrício, o quarto. No segundo tempo, Wellington Paulista ainda marcou o quinto, Réver descontou, e Éverton ainda decretou a goleada.

Com a permanência na elite, o Cruzeiro segue sendo parte do seleto grupo de três times que disputaram todas as edições do Campeonato Brasileiro (a partir de 1971). Além do time celeste, Flamengo e Internacional jogaram todas as competições nacionais. São Paulo e Santos também nunca foram rebaixados, mas não disputaram o torneio de 79, por um desentendimento com a CBD (Confederação Brasileira dos Desportos, que depois se desmembrou na CBF, que existe até hoje).

No fim, o Cruzeiro nem precisaria da vitória para se livrar da degola. Os outros resultados da rodada foram todos favoráveis ao time celeste (derrota para o Ceará e empate do Atlético-PR). Os cruzeirense fecham o Brasileiro com 43 pontos, na 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento.



Veja a goleada do Cruzeiro!
A vitória fácil faz o Cruzeiro, ao menos, encerrar a temporada com dignidade. Depois de ser apontado como grande time do Brasil, a equipe celeste acabou decepcionando na Libertadores, entrou em queda livre e chegou à última rodada com uma inesperada luta contra o rebaixamento.

Já o Atlético-MG fecha o ano com nova decepção. Após brigar contra a degola em boa parte da competição, a torcida alvinegra chegou à última rodada ansiosa com a chance de uma vitória no clássico que rebaixaria o maior rival pela primeira vez na história do Brasileiro. Em campo, porém, a equipe se mostrou completamente sem vontade e acabou novamente batida pelos arquirrivais.

O time alvinegro termina o Brasileiro com apenas 45 pontos, fora até da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Atlético-MG acabou perdendo a sua vaga para o Bahia, que bateu o Ceará e ajudou o Cruzeiro.

Roger abriu o placar e foi peça fundamental na goleada sobre o Atlético-MG
Roger abriu o placar e foi peça fundamental na goleada sobre o Atlético-MG
Crédito da imagem: Vipcomm
O jogo - Como era de se esperar, o clássico começou bastante quente, com entradas duras dos dois lados. Confundindo um pouco a vontade com a agressividade, o Cruzeiro começou o jogo logo com uma falta pesada de Fabrício. Logo depois, o volante Pierre caiu na área alegando uma cotovelada de Charles.

Passado os momentos iniciais de nervos mais aflorados, os lances de perigo começaram a aparecer. Com cinco minutos, o Atlético-MG fez jogada pela direita e quase surpreendeu o goleiro Rafael com um cruzamento que acabou indo na direção do gol. No contra-ataque, Anselmo Ramon foi derrubado na entrada da área. Na cobrança de falta, Victorino até acertou o gol, mas bateu fraco e parou nas mãos de Renan Ribeiro.

Cheio de vontade, o Cruzeiro partiu para cima e conseguiu abrir o placar aos 9 minutos. Anselmo Ramon partiu em velocidade sozinho pela direita e cruzou. A bola passou por toda a área e acabou sobrando limpara para Roger completar de primeira para o gol.

Com 15 minutos de jogo na Arena do Jacaré, a torcida celeste ainda recebeu mais uma grande notícia, com o Bahia abrindo o placar contra o Ceará, rival direto cruzeirense na briga contra a degola.

Mais calmo com o gol e com a notícia, o Cruzeiro passou a tentar acalmar mais a partida, que continuava pegada. Aos 17, Wellington Paulista apareceu novamente livre pela direita e cruzou para a área. Diego Renan fechava bem na primeira trave, mas Leonardo Silva chegou antes e tirou para escanteio.

O Atlético-MG começou a responder aos poucos. Aos 23 minutos, Serginho enfiou para André na área. O atacante chegava com perigo, mas acabou travado por Naldo. No minuto seguinte, Fillipe Souto apareceu sozinho pela esquerda, invadiu a área e até acertou o gol, mas pelo lado de fora.

E quando o Atlético-MG estava melhor na partida, o Cruzeiro conseguiu chegar ao segundo gol. Roger cobrou falta pela esquerda e a bola foi na cabeça de Leandro Guerreira, que se antecipou ao zagueiro e estufou as redes de Renan Ribeiro.

Com a boa vantagem no placar, o Cruzeiro deslanchou em campo. Aos 33, Wellington Paulista roubou a bola de Réver, avançou de novo pela direita e cruzou. Anselmo Ramon dominou e, com muita categoria, girou sobre o zagueiro Leonardo Silva e bateu no meio das pernas do goleiro Renan Ribeiro.

Com o Atlético-MG entregue em campo, o Cruzeiro ainda fez mais um antes do final do primeiro tempo. Fabrício recebeu pela esquerda, trouxe para o meio e chutou para o gol de fora da área. A bola acabou desviando em Richarlyson e morreu no cantou esquerdo do goleiro Renan.

Mesmo com a vitória e a permanência na elite praticamente asseguradas, o Cruzeiro começou a etapa final em cima e chegou ao quinto gol. De novo pela direita e de novo com Roger, o time celeste chegou muito bem. O meia colocou a bola na cabeça de Wellington Paulista, que encobriu o goleiro. Leonardo Silva ainda tentou salvar, mas o juiz confirmou o gol.

Tomando uma estrondosa goleada, o Atlético-MG partiu para cima e conseguiu o gol de honra. Daniel Carvalho cobrou falta e obrigou Renan a fazer uma bela defesa para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, porém, não teve jeito. A bola acabou sobrando para Leonardo Silva, que cruzou de novo para Réver marcar.

O Atlético-MG ainda chegou com perigo aos 28. Daniel Carvalho recebeu bom passe de Bernard, chutou de longe, e a bola tirou tinta da trave. Pouco depois, Wellignton Paulista e Werlei se desentenderam e acabaram indo para o chuveiro mais cedo.

No fim, Éverton ainda decretou a festa da torcida celeste. Após jogada pela esquerda´, o meio-campista fechou na primeira trave e completou para o gol para fechar a goleada.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 6 X 1 ATLÉTICO-MG

Local:
Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 04 de dezembro de 2011 (domingo)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Júlio César Rodrigues Santos (CBF-RS)
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Leandro Guerreiro, Roger, Diego Renan (Atlético-MG) Pierre, Richarlyson
Cartões vermelhos: (Cruzeiro) Wellington Paulista (Atlético-MG) Werley
Gols: CRUZEIRO: Roger, aos oito, Leandro Guerreiro aos 28, Anselmo Ramon aos 33 e Fabrício aos 45 minutos do primeiro tempo; Wellington Paulista, aos 11 e Everton, aos 45 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-MG: Réver, aos 15 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: Rafael, Léo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Leandro Guerreiro, Charles (Farías) e Roger (Ortigoza), Anselmo Ramon (Everton) e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Serginho (Magno Alves), Leonardo Silva (Werley), Réver e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Carlos César e Daniel Carvalho; Bernard e André. Técnico: Cuca