segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Flamengo só empata sem gols com o Atlético-GO e deixa o G-5

O Flamengo não conseguiu se manter no G-5 do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe rubro-negra ficou apenas no empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, em Goiânia, pela 36ª rodada da competição. O time de Vanderlei Luxemburgo já havia empatado sem gols na última quinta-feira, diante do Figueirense.

Com a igualdade, o Flamengo soma 57 pontos na tabela, mas cai para a sexta posição. Isso porque o Internacional derrotou o Botafogo no Engenhão por 2 a 1 e também alcançou os 57 pontos, levando vantagem no número de vitórias. Já o Atlético-GO amargou o sexto jogo consecutivo sem vitória no Campeonato Brasileiro, mas praticamente se livrou de qualquer chance de queda com seus 44 pontos.

O primeiro tempo do jogo foi equilibrado, mas a falta de pontaria dos dois times fez com que os goleiros Márcio e Felipe nem precisassem trabalhar. Na etapa final dois lances polêmicos envolveram o árbitro Paulo César Oliveira, que não marcou supostos pênaltis nos atacantes Marcão, do Atlético-GO, e Diego Maurício, do Flamengo.

O Flamengo volta a campo no próximo domingo, quando faz confronto direto por uma vaga na Libertadores diante do Internacional, no Rio de Janeiro. Já o Atlético-GO atua no mesmo dia, fora de casa, contra o Grêmio, no estádio Olímpico.

O jogo
O Flamengo iniciou a partida tentando atacar pelo lado esquerdo e finalizou pela primeira vez em um chute sem perigo de Renato Abreu. O Atlético-GO respondeu em seguida e teve a primeira boa oportunidade com Marcão, que recebeu passe de Rafael Cruz dentro da área e bateu cruzado à direita da meta flamenguista.

Flamengo só empatou sem gols com o Atlético-GO e deixa o G-5
Flamengo só empatou sem gols com o Atlético-GO e deixa o G-5
Crédito da imagem: Agência Estado
Pouco depois, o Atlético-GO aproveitou erro de David Braz na saída de bola e poderia ter aberto o placar. No entanto, após boa jogada, Juninho tocou para Marcão dentro da área e a arbitragem assinalou impedimento do atacante, que já havia tocado a bola para o fundo da rede.

Enquanto o Flamengo não conseguia entrar na área do Atlético-GO, se limitando aos chutes de fora da área de Renato Abreu, o time da casa seguiu ameaçando a meta flamenguista nos contra-ataques e quase marcou com Thiago Feltri, que bateu com desvio por cima do gol de Felipe.

O time da casa tentou abrir o placar com o goleiro Márcio, mas a cobrança de falta do arqueiro parou na barreira. Pouco depois, o Flamengo criou a sua melhor oportunidade com o atacante Deivid, que tabelou com Ronaldinho Gaúcho e chutou forte de fora da área, mandando a bola na rede lateral da meta goiana.

No início do segundo tempo, o Atlético-GO passou a buscar mais o ataque, mas o ímpeto da equipe foi interrompido aos oito minutos, quando um torcedor flamenguista invadiu o gramado para conversar com o goleiro Felipe e demorou a ser retirado por policiais.

No reinício da partida o Atlético-GO reclamou muito de um suposto pênalti de Felipe em Marcão. Mesmo com a entrada dura do goleiro na perna do atacante dentro da área, o árbitro Paulo César Oliveira mandou o lance seguir e revoltou os goianos.

Buscando um melhor desempenho ofensivo de sua equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo tirou Deivid e Thiago Neves para as entradas, respectivamente, de Thomás e Diego Maurício. Pouco depois de vir a campo, o segundo se envolveu em lance polêmico dentro da área quando foi derrubado pelo goleiro Márcio e o árbitro Paulo César Oliveira, mais uma vez, não apitou o pênalti.

Nos acréscimos, Diogo Campos teve a chance de dar a vitória para o Atlético-GO, mas bateu ao lado do gol de Felipe e o placar permaneceu inalterado em Goiânia, em um empate que não foi bom para nenhuma das equipes.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO 0 x 0 FLAMENGO

Local:
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 20 de novembro de 2011, domingo
Hora: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto Carvalho (Fifa-SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)
Cartões amarelos: Joílson e Pituca (Atlético-GO); Muralha (Flamengo)

ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Gílson, Anderson e Thiago Feltri; Ernandes, Pituca, Joílson e Bida (Marino); Juninho (Felipe) e Marcão (Diogo Campos)
Técnico: Hélio dos Anjos

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, David Braz, Alex Silva e Júnior César; Airton (Muralha), Willians, Renato Abreu e Thiago Neves (Diego Maurício); Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Thomás)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo