segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Incrível: África do Sul comemora sem saber que estava eliminada

Fim de jogo no estádio Mbombela, em Nelspruit: a África do Sul empata por 0 a 0 com Serra Leoa e festeja sua classificação para a Copa Africana de Nações de 2012. Mas... que classificação?

Os Bafana Bafana acreditavam que, com a derrota do Níger por 3 a 0 para o Egito, o primeiro lugar no grupo estava garantido. Só que faltou ler antes o livro de regras: Níger, África do Sul e Serra Leoa terminaram com 9 pontos. Os sul-africanos terminaram com o melhor saldo, mas o primeiro critério de desempate é o confronto direto.

Nos jogos entre as três seleções, o Níger somou 6 pontos. África do Sul e Serra Leoa, 5. Portanto, morreram abraçadas com o empate.

As cenas no fim do jogo foram constrangedoras. Os jogadores sul-africanos celebraram e deram volta olímpica. O técnico Pitso Mosimane e o presidente da federação, Kirsten Nematandani, parabenizaram os jogadores na televisão - que também ratificava a informação incorreta. O meia Steven Pienaar celebrou a vaga em seu twitter pessoal.



Com a confirmação da vaga do Níger pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pela imprensa internacional, a ficha foi caindo aos poucos para os sul-africanos, que passaram a atacar um sistema de disputa que já deveriam conhecer.

"Estou confuso. Olhe para a tabela do grupo e veja quem está no topo. Vai colocar o Níger na ponta, mesmo com nosso melhor saldo de gols?", esbravejou Mosimane, que admitiu ter orientado o time a segurar o resultado nos minutos finais, com o placar supostamente favorável no outro jogo do grupo.

Uma demonstração de amadorismo inacreditável em um país que sediou a Copa do Mundo no ano passado. E acabou simbolizando uma inesperada reta final das eliminatórias da CAN 2012, marcadas por outras eliminações ilustres, como Egito, Camarões e Nigéria. Mas pelo menos essa turma não passou o vexame de comemorar em vão...

ATUALIZAÇÃO: Neste domingo, a federação sul-africana decidiu contestar a aplicação do regulamento por parte da CAF, argumentando ter uma interpretação diferente e pedindo a inclusão da equipe na fase final da CAN. É mole?