segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bottinelli decide clássico contra o Flu, faz dois gols no final e põe Flamengo na briga pelo título

Em uma partida muito movimentada no Engenhão, neste domingo, o Flamengo levou a melhor no clássico contra o Fluminense e venceu por 3 a 2, em duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo chegou aos 47 pontos na classificação e à terceira vitória consecutiva (já são cinco jogos seguidos sem derrota). O Fluminense, que vencia por 2 a 1 até os 41 minutos da etapa complementar, segue com 44 pontos.

Na próxima rodada, o Fluminense terá pela frente o Coritiba, no Engenhão, na quinta-feira. No dia anterior, o Flamengo vai até São Paulo para encarar o Palmeiras.

O jogo

Apesar do estado lamentável do gramado do Estádio João Havelange, o Engenhão, ainda sob os efeitos do show do cantor canadense Justin Bieber, Flamengo e Fluminense conseguiram fazer um bom jogo, clássico movimentado que honrou as expectativas dos torcedores. Se não foi brilhante tecnicamente, o duelo foi muito disputado desde os primeiros minutos.

Thiago Neves comemora com Bottinelli, herói do clássico contra o Fluminense
Thiago Neves comemora com Bottinelli, herói do clássico contra o Fluminense
Crédito da imagem: Agência Estado
Aos 15 da etapa inicial, o time comandado pelo técnico Abel Braga criou a primeira grande oportunidade: Mariano fez o cruzamento pela direita, Rafael Moura furou de início, mas ainda pegou a sobra e chutou para fora.

Ainda no primeiro tempo, aos 32 minutos, o goleiro Paulo Victor, do Flamengo, que substituiu o titular Felipe, vetado pelo departamento médico por conta de uma gripe, teve trabalho ao defender um chute de fora da área de Marquinho. Dois minutos depois, aos 34, o Flamengo respondeu com Deivid, que chutou cruzado da entrada da área, mas Diego Cavalieri fez ótima defesa.

Antes do encerramento da etapa inicial, o Flamengo ainda teria outra grande chance de abrir o placar. Aos 38 minutos, Thiago Neves recebeu no meio e tentou tocar por cobertura, mas Cavalieri salvou o Flu.

Na etapa complementar, o ritmo intenso de partida continuou, e o Fluminense chegou ao primeiro gol aos 15 minutos. Marquinho acionou Leandro Euzébio pela direita, ele fez o cruzamento, e Rafael Sobis, de cabeça, fez 1 a 0 para a equipe das Laranjeiras.

Aos 21, por pouco o atual campeão brasileiro não ampliou sua vantagem no placar. Marquinho, mais uma vez pela esquerda, levantou para a área, mas Rafael Sobis desviou para fora. O castigo pela chance perdida veio dois minutos depois, aos 23: Junior Cesar cruzou da esquerda, Negueba chutou, e a bola sobrou para Thiago Neves deixar tudo igual em 1 a 1.

Mas o Fla-Flu do Engenhão ainda reservaria grandes emoções. Aos 34 minutos, Souza fez o cruzamento da esquerda, e Lanzini, de cabeça, desviou para fazer Fluminense 2 a 1. Mas o Flamengo voltaria a deixar tudo igual aos 41, em bela cobrança de falta de Bottinelli.

O gol da vitória rubro-negra saiu aos 43 minutos, de novo com Bottinelli, chutando de fora da área: 3 a 2. O meia acertou belo chute, no canto de Diego Cavalieri, para dar números finais ao clássico e recolocar os rubro-negros na briga pelo título. Antes do fim, o meia Souza foi expulso pelo árbitro.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 3 X 2 FLUMINENSE


Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de outubro de 2011, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Renda: R$ 637.720,00
Público: 21.052 pagantes
Cartões amarelos: Maldonado e Jael (Flamengo); Diguinho e Leandro Euzébio (Fluminense)
Cartão vermelho: Souza (Fluminense)
GOLS:FLAMENGO: Thiago Neves, aos 23min do segundo tempo; Bottinelli, aos 41 e 44min do segundo tempo
FLUMINENSE: Rafael Sóbis, aos 14min do segundo tempo; Lanzini, aos 33min do segundo tempo

FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Wellinton, Alex Silva e Júnior César; Maldonado (Bottinelli), Luis Phillipe, Renato Abreu e Thiago Neves; Diego Maurício (Negueba) e Deivid (Jael)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Leandro Euzébio, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Souza), Marquinho e Deco (Lanzini); Rafael Sóbis (Martinuccio) e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga