quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lavada dá melhor campanha ao Brasil; Holanda e Cuba ratificam vagas

Kazuhiro Nog/AFP
Holanda foi beneficiada por vitória do Brasil e terminou grupo B na vice-liderança

A surpreendente vitória do Brasil sobre a Itália com largas parciais rendeu mais do que a liderança do grupo B do Mundial feminino de vôlei. A lavada sobre as rivais nesta quarta-feira deram ao time verde-amarelo a melhor campanha da primeira fase. A última rodada também definiu os últimos cinco classificados. Holanda e Cuba ratificaram as vagas. República Tcheca, Peru e Tailândia também avançam.
A primeira fase terminou nesta quarta-feira com uma seleção invicta por grupo. Japão, Brasil, Estados Unidos e Rússia não sabem o que é perder. As quatro equipes somam dez pontos, mas o time verde-amarelo foi o melhor da etapa no critério de desempate: pontos average (divisão dos pontos vencidos pelos perdidos).
E os 1,395 da seleção brasileira foram obtidos justamente nesta quarta-feira. O placar de 25-16, 25-19 e o impressionante 25-7 – que faz a Itália igualar desempenho de Argélia e Quênia – sobre a maior rival assegurou ao Brasil a melhor campanha que nas últimas rodadas pertencia a Rússia e Japão, respectivamente.
Grupo A
Em duelo direto pela liderança da chave, o anfitrião Japão levou a melhor sobre a Sérvia ao fazer 3 a 1 (28-26, 29-27, 18-25 e 27-25) em mais de duas horas de partida. Já classificada, a Polônia não encontrou dificuldade para fazer 3 a 0 (25-17, 25-16 e 25-12) na fraca Argélia. O Peru assegurou a última vaga do grupo na segunda fase ao vencer confronto direto com a Costa Rica. As peruanas fizeram 3 a 1 (25-18, 25-18, 32-34 e 25-19).
Grupo B
Brasil e Itália fizeram duelo pela liderança, já que ambos estavam classificados para a segunda fase. Mas a derrota para o time verde-amarelo e a tranquila vitória nesta quarta deram à Holanda a vice-liderança da chave. As holandesas superaram Porto Rico por 3 a 0 (25-12, 25-13 e 25-16). Na outra partida da chave, a República Tcheca derrotou o Quênia pelo mesmo placar, com parciais de 25-20, 25-15 e 25-20 e também assegurou a classificação.
Grupo C
A chave também tinha duas vagas em aberto. E apenas uma das três equipes que brigavam pela classificação venceu. Mas foi justamente ela que ficou de fora. A Croácia fez 3 a 0 no Cazaquistão, mas dá adeus ao Mundial. Cuba e Tailândia perderam para os favoritos Estados Unidos e Alemanha, respectivamente, mas avançaram.
Grupo D
Única chave definida por antecipação, o grupo D teve duelos apenas para cumprir tabela. A atual campeã mundial Rússia manteve a invencibilidade ao vencer a China por 3 a 0 (25-22, 25-17 e 25-19). A Coreia do Sul precisou de cinco sets, mas venceu a Turquia. Eliminados, Canadá e República Dominicana se despediram. E a seleção da América do Norte sai sem vencer nenhum jogo.