quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Clijsters chega ao tricampeonato no Masters

Arquivo
2010/clijsters/1031_doha_fore_int.jpg
Clijsters sofreu apenas uma derrota em Doha

Doha (Catar) - Para fechar da melhor forma possível a sua temporada, a belga Kim Clijsters conquistou neste domingo o tricampeonato no Masters feminino, ao derrotar a número 1 do mundo, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, por 6/3, 5/7 e 6/3. O troféu valeu sua ascensão ao terceiro lugar do ranking e também um cheque de US$ 1,5 milhões.
Clijsters faturou cinco torneios na temporada, entre eles o US Open e o Premier de Miami. Depois de faturar o bi em Nova York, no começo de setembro, foi obrigada a se submeter a uma pequena cirurgia para retirar um cisto do pé direito.
Este foi o 40º torneio de sua carreira. Ao chegar ao tri no Masters, ela se tornou apenas a quinta tenista da história a ter vencido pelo menos três vezes o campeonato que encerra a temporada, lista liderada por Martina Navratilova (com oito) e Steffi Graf (com quatro).
"Parecia que o jogo não ia acabar nunca", brincou Clijsters pouco antes de receber o troféu. "Foi realmente uma batalha, com algumas grandes jogadas, um tênis de bom nível e muito esforço físico. Estou feliz é claro por ter ganhado, não sei por mais quanto tempo conseguirei fazendo isso".

Clijsters não se esqueceu de elogiar a adversária: "Ela tem um grande futuro pela frente". Wozniacki, de 20 anos, retribuiu: "Tive uma excelente semana, mas Kim jogou demais hoje e mereceu ganhar".
Campeã do torneio final da temporada também em 2002 e 2003, antes da aposentadoria, Clijsters não jogava desde o US Open, mas teve uma boa semana em Doha. Na fase classificatória, venceu Jelena Jankovic e Victoria Azarenka, mas perdeu para Vera Zvonareva e ficou em segundo do grupo. Na semi de sábado, despachou a australiana Samantha Stosur.

Wozniacki garantiu o primeiro lugar do ranking ainda na fase classificatória, mas deixa Doha com a segunda derrota na carreira diante de Clijters, repetindo o resultado da final do Aberto dos EUA do ano passado.