quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dementieva quer ter filhos e concluir a faculdade

Doha (Catar) - Elena Dementieva, que anunciou o fim da carreira na última sexta-feira, revelou aos jornalistas algumas das coisas que pretende fazer daqui para frente. A russa de 29 anos admitiu que ter filhos está entre as "outras coisas" em que está pensando. "Sim, espero", disse, respondendo a uma das questões. Ela namora há anos com o compatriota Maxim Afinogenov, de 31 anos, jogador de hóquei sobre gelo que já atuou no Dínamo de Moscou e atualmente defende o Buffalo Sabres, da Liga Norte-americana, a NHL.
"Vou sentir falta de muitas coisas do circuito. No momento, parece como o fim do mundo porque eu realmente gosto de jogar. Vai ser uma vida completamente diferente para mim. Estudo em uma das melhores universidades de Moscou", contou. "Comecei no ano passado, agora vou ter mais tempo para estudar. Vai ser difícil ver todas as outras garotas jogando. Sei que vou acompanhar os torneios. Vou ver o Aberto da Austrália e mandar mensagens aos campeões. Vou me manter ocupada e procurar achar outros interesses na minha vida."
Dementieva, que até 2004 dividia, em Moscou, o quarto com o irmão mais velho Vsevolod, mora desde 2006 em seu próprio apartamento. A mãe Vera e o marido residem em outro apartamento, no mesmo prédio, no centro da capital russa.
Sobre se aposentar, a moscovita disse que a decisão estava tomada desde o início do ano e que não era segredo paras as amigas do circuito. "É a hora certa para mim. Nunca quis esperar até que meu ranking caísse e não fosse capaz de entrar emu ma chave principal. Sempre quis deixar o esporte com paixão por ele. O tênis tem sido uma grande parte de minha vida e sempre será. Se fosse um homem, nunca pararia de jogar. Mas aos 29, tenho de pensar sobre outras coisas. Estou pronta para a grande mudança em minha vida. Mesmo assim, foi uma decisão dura de tomar, muito emocional. Tomei a decisão no começo desta temporada, então, foi difícil jogar os torneios sabendo que seria o meu último. Foi bem emocional para mim jogar todo o ano."
Sobre seus melhores momentos na carreira, além da medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim – "a melhor semana de minha carreira" -, destacou o primeiro título em Amelia Island. "Nunca vou esquecer. Esperava há muito por aquele momento. Derrotei quarto top 10. Venci Justine (Henin) nas semifinais, salvando match point, e depois Lindsay (Davenport) na final. Foi muito emocionante."
Dementieva não lamenta não ter conseguido um título de Grand Slam (foi vice em Roland Garros e no US Open, ambos em 2004). "Não tenho pensado nisso como decepcionante. Foi uma grande experiência para mim. Não lamento. Estava longe de ser perfeita, mas tive grande espírito de luta. Mesmo sem um grande serviço, eu me esforcei por muitos jogos, brigava e nunca desisti. Dava 100% não importasse quem estava enfrentando. Você não tem de ser perfeito, mas tem de tentar. E eu tentei o tempo todo."