quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Clijsters fecha temporada como 3ª do mundo

0) comente
Divulgação
2010/clijsters/1031_doha_trofeu_int.jpg
Belga faturou o título do Masters de Doha

Ponte Vedra (EUA) - Campeã do Masters de Doha, a belga Kim Clijsters foi a responsável pela principal alteração no topo do ranking, tomando a terceira colocação da norte-americana Serena Williams. Na última lista da WTA no ano, ela também foi a atual top 10 que mais subiu no ranking em relação ao ano anterior, subindo 15 posições.
Em 2009, Clijsters fechou a temporada na 18ª colocação com apenas quatro torneios disputados. Neste ano, a tenista de Bree somou 14 participações em eventos do circuito, apenas uma a mais que Serena, atual número 4 do mundo, se consolidando de vez na ponta da lista.
Quem também deu uma bela arrancada em 2010 foi a italiana Francesca Schiavone, que graças ao título de Roland Garros subiu 10 postos e ocupa a 7ª posição. Contudo, a eliminação na estreia custou-lhe uma colocação no ranking, justamente para a vice-campeã no saibro francês, a australiana Samantha Stosur, que fechou a temporada como número 6 do mundo, sendo que no ano passado era a apenas a 13ª da lista.
Outras duas que terminam o ano mais bem colocadas do quem em 2009 são justamente as duas primeiras. Líder do ranking, a dinamarquesa Caroline Wozniacki havia fechado a temporada passada na 4ª colocação. Já a russa Vera Zvonareva, vice em Wimbledon e no US Open, ganhou sete posições.
As principais quedas no top 10 ficam por conta de Serena Williams, que era a líder em novembro de 2009 e agora aparece no número 4 do mundo; da russa Elena Dementieva, recém aposentada, que saiu da 5ª para a 9ª colocação, e da bielo-russa Victoria Azarenka, número 7 em 2009 e atual 10ª na lista da WTA. A norte-americana Venus Williams ganhou uma posição e fecha o ano na 5ª colocação. A sérvia Jelena Jankovic se manteve como 8 do mundo.
Porém, as piores quedas de 2010 ficaram por conta das russas Svetlana Kuznetsova e Dinara Safina. Enquanto a ex-número 1 despencou 60 posições em relação ao fim da temporada passada, agora na 62ª colocação, Kuznetsova saiu da 3ª para a 26ª. A compatriota Maria Sharapova também perdeu fôlego e caiu três postos, ocupando a 17ª. Em sua primeira temporada desde a volta, a belga Justine Henin fecha 2010 como 12ª do ranking.
Entre as brasileiras, a carioca Ana Clara Duarte fica como a mais bem colocada do país na lista da WTA, na 235ª colocação. Seguem-se a paulista Roxane Vaisemberg (324ª), as catarinense Nanda Alves (362ª) e Fernanda Hermenegildo (410ª) e as paulistas Nathalia Rossi (444ª) e Vivian Seginini (468ª). As brasileiras ainda terão mais três torneios para disputar em 2010, dois no Rio e outro em São Paulo.
Saiba mais
Veja como ficou o ranking final de 2010