domingo, 5 de abril de 2015

Bia Haddad vence a primeira no quali de Charleston

Charleston (EUA) - A paulista Beatriz Haddad Maia deu o primeiro passo para disputar a chave principal do WTA Premier de Charleston neste sábado. Em partida equilibrada, a número 2 do Brasil e 204 do mundo disparou 11 aces e superou a portuguesa Michelle Larcher de Brito, 124ª e cabeça de chave 6, com parciais de 7/6 (7-5), 4/6 e 6/2.
Bia volta à quadra neste domingo pela rodada final do qualificatório. Sua adversária será a ucraniana Kateryna Bondarenko, 167º e cabeça 15, que superou a número 1 juvenil, a local Catherine Bellis, por 6/4 e 6/2. O duelo com a ex-top 30 é inédito no circuito.
O primeiro set teve seis quebras de saque e a canhota de 18 anos esteve atrás duas vezes antes de vencer o tiebreak. Depois disso as sacadoras começaram a prevalecer e com uma única quebra, no sétimo game, a portuguesa abriu caminho para forçar o terceiro set.
Na parcial decisiva, Bia conseguiu pressionar o serviço da rival e criar oportunidades de quebra em três games. Ela abriu 3/1 e voltou a quebrar no último game, vencendo após 2h21.
A canhota deverá entrar no top 200 nesta segunda-feira e com a vitória na estreia soma 13 pontos, que serão contabilizados apenas na próxima semana.
O torneio de Charleston distribui premiação de US$ 731 mil dólares e dá 470 pontos à campeã. A chave principal contará com sete jogadoras top 20: Eugenie Bouchard, Andrea Petkovic, Ekaterina Makarova, Jelena Jankovic, Sara Errani, Madison Keys e Angelique Kerber.