sexta-feira, 20 de março de 2015

Lisicki salva três match points e derruba campeã

Indian Wells (EUA) - Em uma das partidas mais equilibradas e imprevisíveis da temporada, Sabine Lisicki e Flavia Pennetta encerraram em grande estilo as quartas de final do WTA Premier de Indian Wells. Combinando ótimos saques e devoluções agressivas, alemã salvou três match points e derrubou a atual campeã após 2h40 pelo placar de 6/4, 6/7 (7-3) e 7/6 (7-4).
Depois de marcar a primeira vitória em duelo inédito diante da italiana de 33 anos, Lisicki terá mais uma rival bastante experiente na semifinal desta sexta-feira. A alemã desafia a sérvia Jelena Jankovic, contra quem tem histórico de apenas uma vitória em cinco partidas.
Ex-número 12 e hoje trigésima colocada, Lisicki recupera parte do terreno com os 390 obtidos até aqui, alçando-a ao 25º lugar, podendo evoluir ainda mais. Já Pennetta defendeu apenas 215 dos mil conquistados no ano passado e cai da 16ª para o 28ª posição.
O início de jogo mostrou Lisicki bastante consistente em seus games de serviço, enquanto Pennetta apresentava mais dificuldade para confirmá-los. A primeira quebra veio em favor da alemã no oitavo game e mesmo permitindo a reação na hora de sacar para o set, Lisicki tornou a quebrar o serviço de Pennetta para fechar o primeiro set.
A segunda parcial teve mais altos e baixos. Por duas vezes, a alemã esteve atrás no placar, mas devolveu as quebras. Pennetta sacou pressionada no décimo game e teve muita personalidade para jogar de maneira agressiva para salvar um match point. No tiebreak, a italiana logo abriu 3 a 0 e não perdeu pontos no saque.
O set decisivo seguiu inteiramente sem quebras. Ao contrário dos dois anteriores, era Pennetta quem vinha sacando primeiro e vinha firme ao ceder somente cinco pontos nos seis games de serviço que teve na última parcial. Lisicki passou por seu momento mais delicado no décimo game, quando precisou de ótimos saques para evitar três match points. Em novo tiebreak, Lisicki contou com alguns erros da rival e fechou o duelo com um ace.
Os números do jogo mostram uma vantagem da alemã nos winners, 44 a 23, apesar de um elevadíssimo número de erros não forçados, 71 contra 43 de Pennetta. Agora treinada pelo ex-duplista Cristopher Kas, Lisicki mostrou bom jogo na rede, ao vencer 12 pontos em 18 tentativas. Dona de um dos saques mais potentes do tênis feminino, a alemã disparou 5 aces.