sexta-feira, 20 de março de 2015

Juventus pode repetir fenômenos Borussia Dortmund e Atlético de Madrid

Desde a Internazionale de José Mourinho, em 2010, o futebol italiano está minguando. Perdeu uma vaga na Champions League para os alemães, não chegou mais às finais de competições europeias e a Juve caiu na semifinal da Liga Europa contra o Benfica, quando poderia fazer a final em Turim, no ano passado. Mas o sorteio das quartas-de-final da Champions abriu uma possibilidade razoável. A Juventus não terá vida fácil contra o Monaco, do técnico português Leonardo Jardim, mas com Tévez — sem Pogba, fora por dois meses — tem chance de avançar à sua primeira semifinal desde 2003.
Não é uma garantia. Sem rivais na Itália, perto do tetracampeonato, que não conquista desde o penta em 1935, a Juve mira a Europa. E pode ir longe, dependendo também da mesma sorte das quartas-de-final quando vier o sorteio das semis.
Nos últimos dois anos, duvidava-se do Borussia Dortmund. O time de Jurgen Klopp chegou à decisão e eliminou o Real Madrid. Ano passado, duvidava-se do Atlético de Madrid (eu mesmo!). O time de Diego Simeone não ganhou a taça no último minuto.
Veja abaixo as perspectivas dos quatro confrontos:
JUVENTUS x MONACO
Finalista em 2004 quando era dirigido pelo atual técnico da França, Didier Deschamps, o Monaco é forte, joga no 4-3-3 e tem João Moutinho em ótima forma. Leonardo Jardim é excelente técnico e já eliminou o Arsenal. Mas não é favorito contra a Juventus, com Tévez em estado de graça, Morata fazendo gols e um meio-de-campo capaz de suprir a ausência de Pogba, dependendo do desempenho de Vidal e Marchisio.
PALPITE – Juventus
BARCELONA x PARIS SAINT-GERMAIN
Há dois anos houve encontro justamente nesta fase e o Barcelona só se classificou por causa do gol marcado fora de casa — 2 x 2 e 1 x 1. Em dois anos, o PSG está mais preparado, é forte nas bolas paradas, mas não terá Ibrahimovic no primeiro jogo, pela expulsão contra o Chelsea. O Barcelona recuperou-se e jogou mais do que faz parecer o placar magro de 1 x 0 contra o Manchester City. Messi é o artilheiro do mundo na temporada com 43 gols.
PALPITE – Barcelona
REAL MADRID x ATLÉTICO DE MADRID
Três vitórias do Atlético de Madrid e um empate nos quatro últimos jogos da Liga Espanhola. Um empate e uma vitória do Atlético no confronto da Copa do Rei nesta temporada. Dos últimos sete jogos, o Real Madrid só venceu um: a final da Champions League. Dá noção de que a freguesia recente do Atlético sobre o Real não vale no torneio mais importante do continente. O Atlético é forte e o Real não terá vida fácil. Mas passa.
PALPITE – Real Madrid
PORTO x BAYERN
Julen Lopetegui é um pequeno Josep Guardiola e foi contratado pelo Porto justamente por isso. Influência do agente Jorge Mendes, mas contratado porque a direção portista queria o estilo de posse de bola e marcação pressão adotado por Guardiola e por Lopetegui nas seleções de base da Espanha. O resultado é expressivo. Apesar de não ser líder em Portugal, o Porto vai bem, obrigado. Só que deu azar: pegou o Bayern.
PALPITE – Bayern