segunda-feira, 30 de março de 2015

Em tarde ruim, Nadal não passa por Verdasco

Miami (EUA) - Com uma série de erros não forçados, bolas no aro, golpes curtos e indecisos, o espanhol Rafael Nadal terá de adiar mais uma vez o sonho de enfim conquistar o Masters 1000 de Miami. Ele foi eliminado ainda na terceira rodada pelo compatriota e também canhoto Fernando Verdasco, sobre quem tinha 13 vitórias em 14 duelos, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 6/3.

Verdasco aguarda o vencedor da partida noturna deste domingo entre o também espanhol Guillermo Garcia-López e o argentino Juan Mónaco. Esta foi a segunda vitória consecutiva de Verdasco sobre Nadal, repetindo os 2 sets a 1 que obteve no saibro veloz de Madri de 2012.

Com queda nas quartas de final de Indian Wells e o fracasso em Miami, Nadal perde novamente a terceira posição do ranking, que provisoriamente fica com o escocês Andy Murray. Ele ainda pode ser ultrapassado pelo japonês Kei Nishikori e pelo canadense Milos Raonic.

A exibição de Nadal foi repleta de altos e baixos, com poucos momentos brilhantes e somente a determinação e a garra para correr em todas as bolas como maiores aliados. Para se ter uma ideia de sua fragilidade no primeiro set, Verdasco ganhou 19 das 28 jogadas em que houve mais de cinco trocas de fundo de quadra.

Nadal achou forças para reagir no segundo set, obtendo duas quebras de serviço diante de um adversário que parecia ter perdido completamente a precisão nos golpes. Mas o volume de jogo de Rafa não cresceu como se deveria esperar. Ao contrário, continuou a deixar a bola curta no meio da quadra, tentando se valer unicamente se seu jogo defensivo.

Acabou perdendo o saque no quarto game, mas viu Verdasco fazer 4/1 e depois 5/2 sem que tivesse chance devido às devoluções pouco contundentes.

Nadal segue agora para a tão sonhada temporada sobre o saibro europeu carregando 15 vitórias e cinco derrotas na temporada. Maior vencedor de torneios de nível Masters, ele disputou quatro finais em Miami, sem jamais ter obtido o troféu.