sábado, 9 de agosto de 2014

Ponte enfim desencanta após a Copa e abre festa dos 114 anos com vitória

GAZETA PRESS
Rafael Costa vai para a torcida comemorar o gol da vitória da Ponte
Rafael Costa vai para a torcida comemorar o gol da vitória da Ponte
Demorou, mas a Ponte Preta finalmente ganhou a primeira depois da Copa do Mundo. Jogando em casa, o time campineiro até sofreu, mas conseguiu passar pelo Bragantino por 1 a 0 em jogo que marcou também a abertura da festa pelos 114 anos do clube. Rafael Costa marcou o único gol da partida, no começo do segundo tempo.
A Ponte chegou até a pausa para a Copa do Mundo brigando entre os primeiros colocados da Série B. O problema é que, desde o fim do Mundial, o time campineiro vinha sendo um desastre. Até esta sexta, eram três empates e uma derrota na competição, além de outras duas derrotas para o Vasco que acabaram tirando a equipe da Copa do Brasil.
A vitória ao menos dá um alento às esperanças ponte-pretanas. A equipe vai aos 22 pontos e sobe momentaneamente ao nono lugar e vai terminar a rodada no máximo cinco pontos atrás do G-4. Já o Bragantino segue afundado na Série B. A equipe é a atual antepenúltima colocada, com 13 pontos e pode acabar a rodada até com cinco pontos a menos que a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
A Ponte, que comemora 114 anos na segunda-feira, volta a campo agora na próxima sexta, quando recebe o Joinville em jogo importantíssimo para as pretensões de seguir na caça ao G-4. Já o Bragantino entra em campo no dia seguinte para visitar o Santa Cruz.
O jogo - Não foi o primeiro tempo que os torcedores de Ponte Preta e Bragantino esperavam. Apenas aos 21 minutos, houve a primeira finalização, pertencente à Macaca: após pedalar na ponta direita, o veloz atacante Jonathan Cafu foi à linha de fundo e bateu cruzado, mas viu Elton, mesmo se esticando, não alcançar a bola. A resposta visitante veio em finalização longa do participativo volante Gustavo, que exigiu boa defesa de Roberto.
Mesmo com o posicionamento agudo de Luisinho, que chegava a formar trio ofensivo com Cesinha e Nunes, o Bragantino seguia com o centroavante isolado, levando pouco perigo pelos extremos. Assim, o clube de Campinas se sobressaiu na posse de bola e teve a chance de ir para os vestiários vencendo. Guilherme Mattis tentou afastar um lançamento da intermediária, mas carimbou Roni e viu a bola sair à esquerda de Renan, vendido no lance.
Macaca faz ‘blitz' e inaugura o placar com chute fraco
Após um fraco primeiro tempo, a Ponte Preta mostrou-se disposta a encerrar o jejum de cinco jogos sem vencer e pressionou o adversário. Inaugurando, assim, o placar aos cinco minutos. Jonathan Cafu invadiu a área e rolou para Rafael Costa. O centroavante chamou para a perna direita e bateu rasteiro, sem força. Entretanto, Renan, goleiro com passagem pela Seleção Brasileira, mesmo se esticando, não conseguiu evitar.
Com oito jogados, o clube de Campinas criou uma bela chance para ampliar. Roni dividiu a bola na área e vê Bryan chegar livre, em posição de estufar as redes. Porém, a finalização do camisa 6 encobriu o travessão. Dois minutos mais tarde, o lúcido Jonathan Cafu deixou Guilherme Mattis e Alexandre para trás, em belo lance, mas errou a conexão para Rafael Costa na sequência.
Em desvantagem, o Bragantino se lançou ao ataque e fez com que a partida se tornasse aberta. Aos 20 minutos, o meia visitante Sandro, substituto de Magno Cruz, serviu Luisinho, que passou por dois jogadores e chutou cruzado. Com Roberto vendido, coube ao lateral-direito Rodinei salvar o tento. A resposta veio no ataque seguinte: Jonathan Cafu recebeu belo passe de Rafael Costa. Porém, cara a cara com Renan, finalizou por cima.
Quando o relógio apontou a marca dos 28, por reclamação, o técnico do Bragantino, PC Gusmão, acabou expulso. Minutos mais tarde, seu auxiliar, Franco, também foi advertido com o vermelho. Assim, coube ao preparador físico Jorginho conduzir o clube, que pressionou, mas não evitou mais uma derrota.
FICHA TÉCNICA 
PONTE PRETA 1x0 BRAGANTINO
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP
Data: 8 de agosto de 2014, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza-SP 
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho-SP e Alex Alexandrino-SP 
Público: 4.947 pessoas
Renda: R$ 30.390,00
Cartões amarelos: Rodnei, Elton, Juninho, Roni e Adílson Goiano (Ponte Preta); Bruno Recife, Magno Cruz, Sandro e Cesinha (Bragantino)
GOL: PONTE PRETA: Rafael Costa (aos 5' do 2T)
PONTE PRETA: Roberto; Rodnei (Alexandro), Tiago Alves, Diego Sacoman e Bryan; Juninho, Élton, Adrianinho (Rossi) e Roni; Jonathan Cafu (Adílson Goiano) e Rafael Costa.Técnico: Guto Ferreira


BRAGANTINO: Renan; Samuel Santos, Guilherme Mattis, Alexandre e Bruno Recife (Bruninho); Geandro, Gustavo, Magno Cruz (Sandro) e Luisinho (Erick); Cesinha e Nunes. Técnico: PC Gusmão