sábado, 9 de agosto de 2014

Brasil conquista resultado histórico ao avançar às semifinais do Grand Prix

Lohaynny Vicente e Alex Tjong Badminton (Foto: Divulgação)Lohaynny Vicente e Alex Tjong fizeram bom jogo contra Winder e Cuba, do Peru (Foto: Divulgação)
Liderado por uma promessa de apenas 18 anos, o Brasil conquistou nesta sexta-feira um resultado histórico no badminton ao avançar às semifinais do Grand Prix. Representante do país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, a carioca Lohaynny Vicente foi o grande destaque do dia no ginásio da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, assegurando a vaga tanto nas duplas mistas com Alex Tijong, como nas duplas femininas, ao lado de sua irmã, Luana Vicente. 
Lohaynny e Alex fizeram um bom jogo contra os peruanos Katherine Winder e Mario Cuba. Apesar de terem perdido o terceiro game, os brasileiros dominaram a partida do início ao fim, vencendo os adversários por 3 a 1, sem dificuldades.  
- Temos melhorado bastante o nosso trabalho nas duplas. Tivemos um jogo muito difícil ontem contra os americanos e chegamos confiantes para a partida de hoje. Já conhecíamos os peruanos e tínhamos ganho deles em outras duas oportunidades. É um resultado fantástico estar numa semifinal de GP. Nunca imaginei estar aqui e agora é defender o Brasil - analisou Tjong.
Não somos favoritos e isso tira até um peso das costas. As vitórias nos deixaram mais confiantes e espero que possamos jogar melhor ainda" 
Lohaynny Vicente
A parceria brasileira terá pela frente um adversário de peso na próxima fase: os irlandeses Sam Magee e Chloe Magee, segunda melhor ranqueada na competição. 
- Não somos favoritos e acho que isso tira até um peso de nossas costas. As vitórias que conquistamos no Rio nos deixaram mais confiantes e espero que amanhã possamos jogar melhor ainda - disse Lohaynny.
Lohaynny Vicente e Luana Vicente Badminton (Foto: Divulgação)Irmãs Luana e Lohaynny Vicente estão nas semifinais das duplas femininas do Grand Prix (Foto: Divulgação)
Nas quartas de final entre as mulheres, as irmãs Vicente enfrentaram as também brasileiras Paloma da Silva e Marta Lopes. Avassaladoras, elas não deram chances para as compatriotas e fecharam o jogo por 3 a 0. Em busca de uma vaga na decisão do Grand Prix, Lohaynny e Luana medem forças com as irmãs Gabriela e Stefani Stoeva, da Bulgária.
- Este é o jogo que estávamos esperando. Entramos no torneio de duplas já pensando em enfrentá-las na semifinal. Nunca nos enfrentamos, mas sabemos que as búlgaras são bem fortes. Treinamos muito para conquistarmos um bom resultado aqui, no Brasil, e vamos atrás de mais uma vitória. Se a partida fosse em um torneio fora, nossas chances até diminuiriam. Mas estamos em casa, com a torcida apoiando e isso pode pesar ao nosso favor - afirmou Luana.
Lohaynny Vicente e Alex Tjong Badminton (Foto: Divulgação)Alex Tjong e Lohaynny Vicente em ação no Grand Prix, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Não foram apenas os atletas que comemoraram a classificação para as semifinais. Treinador da seleção brasileira, Marco Vasconcellos destacou a importância do resultado para o desenvolvimento do badminton no Brasil. 
- É um resultado fantástico, nunca antes conquistado por nenhum brasileiro. O trabalho vem dando resultados e hoje já podemos nos comparar aos melhores da Europa. Num torneio como esse, com atletas de ponta, chegamos em duas semifinais. Hoje, os adversários entram em quadra e têm respeito pelos nossos atletas. Eles sabem que vai ter jogo. Acredito em nossos jogadores e podemos, sim, estar em uma final neste domingo - analisou.