quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O guia para entender a eleição do Vasco, as razões e as conclusões da sindicância que adiou o pleito

Há dois cenários possíveis para as eleições para presidente do Vasco, marcadas para 11 de novembro: com mensalão ou sem mensalão. A comissão de sindicância nomeada em setembro do ano passado implica duas candidaturas com suspeitas de incluir novos sócios irregulares para votar. O grupo de Eurico Miranda propôs 1757 novos sócios -- 187 fichas assinadas diretamente por Eurico (veja o trecho da sindicância que cita o grupo de Eurico).
REPRODUÇÃO
Documento Vasco - 01
Documento Vasco - 01
REPRODUÇÃO
Documento Vasco - 03
Documento Vasco - 03
Depois do adiamento das eleições para novembro, deve ser aprovada nos próximos dias o recadastramento de todos os sócios, para verificar quantos dos indicados estão regulares. A conta dos principais especialistas na política vascaína indica que Eurico Miranda perderia em torno de 1500 sócios (confere com os 1757 citados acima) e Roberto Monteiro deixaria de contar com algo em torno de 750 (veja o trecho da sindicância que cita 727).O grupo de Roberto Monteiro propôs 727 novos associados.
REPRODUÇÃO
Documento Vasco - 02
Documento Vasco - 02
As outras duas chapas são de Nelson Rocha, vice-presidente financeiro da gestão Roberto Dinamite entre 2008 e 2013. E Júlio Brant, advogado, apoiado pelo ex-jogador Edmundo, cuja candidatura à presidência foi cogitada antes da decisão de fazer de Brant o candidato.Eurico Miranda foi presidente do Vasco entre 2000 e 2008. Roberto Monteiro é vice-presidente do Conselho Deliberativo, ex-vereador e ex-presidente da torcida uniformizada Força Jovem. Fala em renovação, mas boa parte de seus apoiadores ocupam cargos de direção na gestão de Roberto Dinamite. 
O quadro não é animador. 
Em teoria, Eurico Miranda e Roberto Monteiro são os favoritos, mas há quem garanta que Eurico Miranda não terá nenhuma chance com o recadastramento. Roberto Monteiro também terá desfalques de eleitores, pela indicação de 727 sócios apurados na sindicância.
O fundamental neste momento é haver a recontagem dos eleitores limpos. 


REPRODUÇÃO
Documento Vasco - 04
Documento Vasco - 04