quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Há 100 anos, time que inspirou Corinthians deu meia volta em tour para lutar na Primeira Guerra Mundial

REPRODUÇÃO - FACEBOOK
Corinthian-Casuals revelou a história de 100 anos atrás
Corinthian-Casuals revelou a história de 100 anos atrás
Inspiração para o Corinthians paulista, o inglês Corinthian-Casuals entrou para a história há exatos 100 anos. Foi no dia 6 de agosto de 1914 que, a bordo de um navio, o elenco do hoje time de várzea rumava ao Brasil para um tour na América do Sul quando soube que a Primeira Guerra Mundial havia eclodido na Europa.
Ao tomarem conhecimento, os 14 jogadores do Corinthian-Casuals escolheram a decisão que mudariam suas vidas para sempre: voltaram à Inglaterra para lutar na grande batalha.
"Suas vidas mudaram para sempre, 100 anos atrás hoje, pois nossos bravos heróis retornaram do tour sem jogar uma partida para imediatamente se juntarem ao exército", descreveu o clube inglês em sua página no Facebook.
A história foi escrita ainda na ida ao Brasil. Um navio de guerra da Alemanha, inimiga da Inglaterra, esperava o navio na trajetória regular; a embarcação precisou fazer um desvio grande para passar incólume pelo obstáculo.
GETTY
Corinthian-Casuals em foto dos anos 1910, antes de eclodir a Primeira Guerra Mundial
Corinthian-Casuals foi um dos primeiros times da Europa a fazer tour na América
O elenco chegou ao Rio de Janeiro, mas pouco tempo ficou: aqueles que faziam parte da reserva do Exército e outros que foram convocados para a guerra retornaram à Europa no primeiro navio. Os membros restantes da delegação ainda deram uma caminhada pela orla carioca, mas não demoraram para voltar à casa.
Dos 14 jogadores, três morreram em combate, sendo o mais conhecido o então centroavante Cuthbert Brisley, considerado um dos melhores à época, que foi piloto, se tornou major e morreu após cair com seu avião em julho de 1918.
Conheça melhor a história do Corinthian-Casuals com a guerra:
- no site da Fifa (inglês)
- no Huffington Post (inglês)