quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ex-técnico da seleção, Ênio Figueiredo morre por complicações cardíacas

volei enio figueiredo (Foto: Divulgação / CBV)Ênio Figueiredo (Foto: Divulgação / CBV)
Ex-técnico da seleção brasileira feminina, Ênio Figueiredo faleceu na madrugada desta terça-feira, vítima de complicações cardíacas. O velório do treinado será realizado ainda nesta terça, às 17h (de Brasília), no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, e seu corpo será cremado nesta quarta-feira, às 8h30, no mesmo local.
Ênio iniciou a carreira no vôlei como jogador do Flamengo, em 1962. Ao longo de nove anos seguiu como atleta, passando por outros clubes, até virar treinador. Como técnico, participou de competições internacionais como Jogos Olímpicos, Pan-Americano, Sul-Americano, Universíade, entre outras. Na Universíade, inclusive, levou o Brasil à conquista do primeiro título de expressão mundial para o vôlei nacional feminino, em 1983.
Ênio viveu uma carreira de 25 anos como treinador. No comando da seleção brasileira feminina, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento técnico e tático do vôlei feminino nos anos 70 e 80. Ele também atuou na Federação Peruana de Vôlei, onde foi diretor técnico da seleção feminina.