quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ABC e Portuguesa abrem rodada com placar em branco na Arena das Dunas

GAZETA PRESS
Jogadores de ABC e Portuguesa tentaram, mas não saíram do zero em jogo fraco na Arena das Dunas
Jogadores de ABC e Portuguesa tentaram, mas não saíram do zero em jogo fraco
A 16ª rodada da Série B-2014 começou com um empate em 0 a 0 entre ABC e Portuguesa, na Arena das Dunas, em Natal. Em um jogo fraco tecnicamente, a equipe potiguar segue na zona intermediária da tabela, e a Lusa, em péssimos lençóis, na zona de rebaixamento.
Em 11º, com 21 pontos, o ABC ainda pode ser ultrapassado por América-RN, Boa Esporte, Náutico e Icasa, dependendo dos demais resultados entre esta terça e sábado, quando termina a rodada. 
A Portuguesa, por outro lado, já sabe em que colocação ficará até a próxima semana: 19º, com 13 pontos. O risco é ver a distância para o lado de fora do Z-4, que hoje é de três pontos, aumentar, caso equipes como Oeste e Paraná pontuem.
Na próxima terça-feira, o ABC visita o Ceará, às 19h30 (de Brasília), no Castelão. A Portuguesa recebe o Avaí um pouco mais tarde, às 21h50, no Canindé.
O jogo
A primeira boa oportunidade de gol no primeiro tempo veio apenas aos 18 minutos, com o clube da casa. Em cobrança de falta na intermediária, Rogerinho concluiu colocado e mandou a bola rente à trave direita de Rafael Santos. Entretanto, a Portuguesa não conseguia usufruir dos constantes erros de passe potiguares para arquitetar seus contragolpes.
Com 39 jogados, o participativo Rogerinho arriscou de longe e viu a bola tirar tinta do travessão paulista. A boa atuação do incisivo meia alvinegro rendeu um cartão amarelo para Jean Mota, improvisado como lateral-esquerdo. As raras chances, aliadas à imprecisão nos toques, fizeram o ABC ir aos vestiários sob vaias.
Quando o relógio apontou a marca dos cinco minutos, a cena da etapa inaugural se repetiu: Rogerinho escapou em velocidade e finalizou firme, mas parou em grande defesa de Rafael Santos.
No primeiro contragolpe arquitetado pela Lusa, Marcelinho correu pela ponta direita e fez a inversão de jogo para Serginho. O atacante tentou a conexão com Dinélson, detentor da camisa 10, de cabeça, mas exagerou na força.
Procurando manter a posse de bola, o técnico Silas sacou Dinélson e Caio Mancha, promovendo as respectivas entradas de Domivânio, jovem da base, e Allan Dias.
Entretanto, nada se alterou. O ABC seguiu superior e quase foi à rede aos 27 minutos: após escapar em liberdade pela ponta, o lateral-direito Renato desferiu um petardo e exigiu grande intervenção do goleiro adversário. Com 33 jogados, João Henrique, substituto de Rogerinho, cobrou falta rente à trave direita visitante.
Entretanto, quando o relógio apontou a marca dos 34, a Portuguesa desperdiçou uma grande chance de sair vitoriosa. Em contragolpe bem montado, Marcelinho arrancou pela ponta direita e cruzou para trás. Livre na área, Domivânio concluiu de primeira, mas encobriu, incrivelmente, o travessão.
No fim de jogo, houve mais uma chance para a Lusa tirar o zero do marcador. Em belo cruzamento de Serginho, Marcelinho testou firme, mas viu o zagueiro Suéliton, bem postado, evitar o tento, nas proximidades da linha de gol.
FICHA TÉCNICA:
ABC-RN 0 x 0 PORTUGUESA-SP
Local: Arena das Dunas, em Natal-RN
Data: 12 de agosto de 2014, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior-PE
Assistentes: Elan Vieira de Souza-PE e Bruno César Santos de Alcântara-PE
Público: 4.822 pessoas
Renda: R$ 85.325,00
Cartões amarelos: Brinner, Diego Augusto e Jean Mota (Portuguesa-SP)
ABC-RN: Gilvan; Renato, Suéliton, Marlon e Michel Benhami; Fábio Bahia, Liel (Junior Timbó) e Daniel Amora; Rogerinho (João Henrique); João Paulo e Rodrigo Silva (Dênis Marques)
Técnico: Zé Teodoro


PORTUGUESA-SP: Rafael Santos; Régis Souza, Brinner, Diego Augusto e Jean Mota; Jocinei, Marcos Assunção (Maycon) e Dinélson (Domivânio); Marcelinho, Serginho e Caio Mancha (Allan Dias)
Técnico: Silas