domingo, 10 de agosto de 2014

Bahia desencanta, derrota o Goiás, mas ainda não deixa a degola do Brasileiro


Assista ao gol de Bahia 1 x 0 Goiás
O Bahia, enfim, encerrou a incômoda sequência sem vitórias no Brasileirão, que já durava dez partidas. Neste sábado, a equipe baiana contou com um gol de cabeça de Fahel e derrotou o Goiás por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bahia não triunfava desde a terceira rodada da competição nacional (pela Copa do Brasil, bateu o Corinthians na quarta-feira, mas acabou eliminado). No entanto, o resultado positivo deste sábado ainda não foi suficiente para tirar o time da zona da degola.
O único gol da partida aconteceu aos 30 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio de Marcos Aurélio pela direita, Fahel subiu sozinho e cabeceou para o fundo da rede, sem chances de defesa para o arqueiro do Goiás.
O resultado não tirou a formação baiana da zona de rebaixamento, mas a fez chegar aos 13 pontos e deu força ao seu comandante provisório, que agora computa dois resultados positivos e um empate. Já o time esmeraldino, estacionado nos 20, perdeu a chance de encostar no grupo dos quatro primeiros colocados.
Superiores no primeiro tempo, os donos da casa chegaram ao gol em uma cobrança de escanteio, aos 30 minutos, quando Fahel subiu com liberdade à frente da marca do pênalti. Os visitantes se estabeleceram no ataque na etapa final, perderam duas boas chances e não alcançaram a igualdade no marcador.
O Bahia tentará dar sequência ao bom momento no próximo sábado, contra o Corinthians, em sua segunda visita ao estádio de Itaquera, em São Paulo. O Goiás buscará a recuperação no mesmo dia, recebendo o Internacional no estádio Serra Dourada, em Goiânia.
O jogo
Foi do Bahia o domínio da posse de bola em todo o primeiro tempo. A equipe venceu o duelo no meio de campo e conseguiu se estabelecer no campo de ataque. O Goiás tinha como única jogada o cruzamento para Bruno Mineiro, que levou perigo nos minutos iniciais.
Os donos da casa buscaram o espaço, fazendo Renan trabalhar em chute de fora da área de Léo Gago até conseguir escanteio aos 30 minutos. Era falta de Lima em Roniery ou tiro de meta, mas o tiro de canto foi batido, e Fahel partiu livre da entrada da área. Um passo à frente da marca do pênalti, cabeceou no canto esquerdo para abrir o placar.
O Goiás respondeu em novo cruzamento da direita, este de Thiago Mendes, concluído por Bruno Mineiro de cabeça para ótima defesa de Marcelo Lomba. Mas o gol não mudou o panorama do jogo, com o Bahia finalizando perigosamente em chutes de Rhayner e Marcos Aurélio.
Na busca pelo resultado, os visitantes voltaram do intervalo com Murilo e Tiago Real nas vagas de Ramon e Rodrigo. Eles passaram a ter mais posse, embora só conseguissem levar perigo em bolas paradas. Aos 13, após falta da esquerda, Thiago Mendes furou no segundo pau, perdendo boa chance.
Depois de colocar Emanuel Biancucchi no lugar de Marcos Aurélio, Charles foi ao desespero em erro de saída de Guilherme Santos, que ofereceu a bola para Murilo bater de fora. Marcelo Lomba caiu para defender no canto direito, e Ricardo Drubscky fez sua última aposta com Assuério.
O Bahia renovou o gás com a entrada de Maxi Biancucchi - mais tarde, entraria Railan - e se safou aos 35, quando Tiago Real recebeu ótimo passe na área e rolou para Assuério bater por cima da entrada da pequena área. Nos minutos derradeiros, os donos da casa conseguiram controlar o ímpeto dos visitantes.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA 1 X 0 GOIÁS
Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 9 de agosto de 2014, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Roniery, Guilherme Santos, Demerson e Rhayner (Bahia); Pedro Henrique e Bruno Mineiro (Goiás)
Gol: Fahel, aos 30 minutos do primeiro tempo
BAHIA: Marcelo Lomba; Roniery (Railan), Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda, Léo Gago e Marcos Aurélio (Emanuel Biancucchi); Rhayner (Maxi Biancucchi) e Kieza
Técnico: Charles Fabian
GOIÁS: Renan; Moisés, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, Rodrigo (Tiago Real), Thiago Mendes e Ramon (Murilo); Erik (Assuério) e Bruno Mineiro
Técnico: Ricardo Drubscky