domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha quebra sina de 'Copa América' e é primeira europeia a ganhar 'fora de casa'

GETTY
Jogadores da Alemanha comemoram o gol na final da Copa do Mundo
Jogadores da Alemanha comemoram o gol na final da Copa do Mundo
A Copa do Mundo que estava marcada pelas ótimas atuações dos times do continente americano agora ficará marcada como a primeira em que um time europeu conseguiu se sagrar campeão mesmo jogando em ‘solo inimigo', na América.
Os germânicos bateram a Argentina por 1 a 0 neste domingo na prorrogação e se tornaram os primeiros europeus a levantar um troféu na casa dos rivais sul-americanos. A Alemanha também é a segunda seleção do Velho Continente a ser campeã longe de casa, já que em 2010 foi a Espanha que levou a taça na África.
O mais curioso é que o título europeu aconteceu justamente em uma Copa em que quase todos os times da América vinham bem. Somando Conmebol e Concaf, apenas Equador e Honduras foram eliminados ainda na primeira fase. O continente americano tinha oito representantes nas oitavas.
Os alemães igualam, assim, o Brasil como os únicos a ganharem jogando fora de casa - os brasileiros levaram a melhor em 1958, na Suécia.


O título germânico ainda confirma a virada da Europa para cima da América do Sul. Com três títulos seguidos, os europeus agora levam a melhor por 11 a 9 na disputa com os sul-americanos.