quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Você pode, e deve, ver o documentário "O Inferno do Rangers" na programação dos canais ESPN. Vale a pena. João Castelo Branco conta o drama de um dos maiores times da Escócia, protagonista da maior rivalidade futebolística do mundo com o Celtic, e que se reconstrói a partir da quarta divisão, enfrentando times minúsculos em estádois precários.
O clube de Glasgow não caiu dentro de campo, ele simplesmente faliu. Por isso teve que recomeçar do zero, a partir da quarta divisão escocesa. E quando consultados, os torcedores, em grande maioria, disseram preferir ver o time reiniciar sua caminhada lá de baixo, para nada deverem a ninguém. Uma espécie de "purificação', para retornar "limpo" à elite.
No programa Bate-Bola 1ª edição desta quarta-feira na ESPN Brasil, mostramos um trecho do documentário (veja o vídeo abaixo), que estimula uma reflexão sobre o futebol brasileiro. E a torcida do Rangers, claro, não abandona o time. Mistura de amor e orgulho. Exemplar.
Públicos dos Rangers*
Rangers 4 x 1 Brechin City 44,380
Rangers 5 x 0 East Fife 42,870
Rangers 5 x 1 Arbroath 43,562
Rangers 8 x 0 Stenhousemuir 43,877
Rangers 3 x 1 Dunfermline Athletic 43,082
Rangers 2 x 0 Airdrie United 43,158
Rangers 6 x 1 Forfar Athletic 38,745
Rangers 3 x 0 Ayr United 45,227
* a divisão três escocesa é, na verdade, a quarta, disputada pelo Rangers na temporada passada. Os números acima mostram quantos torcedores foram aos jogos em Ibrox, seu estádio, em Glasgow, no atual campeonato por ele disputado, a Division Two equivalente á terceira divisão. Isso acontece porque a primeirona da Escócia é a Scotish Premier League, seguida das divisões um, dois e três.
Mauro comenta documentário 'O inferno do Rangers' e diz que mentalidade do povo influencia futebol