quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Perto das férias, Cielo quer videogame e ano sem lesões rumo a 2016

O nadador César Cielo conta os dias para o início de suas férias. Perto do esperado período de descanso, ele espera ganhar um videogame no final do ano e sonha com a possibilidade de viver uma temporada sem lesões em 2014, sempre com os Jogos do Rio de Janeiro-2016 no horizonte.
"O pessoal pode pensar que tenho 15 anos, mas queria um PlayStation 4. Gosto bastante de jogar videogame", disse Cielo na noite de terça-feira, arrancando risos de seus interlocutores. "É o que mais vou usar. Se ninguém me der, eu mesmo vou comprar", completou.
Após se decepcionar com a própria performance nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 (bronze nos 50m livres), Cielo passou por cirurgia nos dois joelhos. A redenção do nadador veio com os títulos dos 50m livres e dos 50m borboleta do Mundial de Barcelona-2013.
"Gosto de atrelar cada ano a uma definição. Esse foi o da superação. Depois de uma temporada olímpica que não gostei muito, tive que superar as cirurgias nos joelhos. Precisei de muita paciência, mas consegui realizar o que planejava e ganhei confiança para o futuro", afirmou.
Após as operações, Cielo, com dores para fazer coisas como subir escadas ou dirigir, usou a trajetória do tenista Rafael Nadal e do ex-centroavante Ronaldo como exemplo. Perto do final da temporada, o maior desejo do nadador é seguir saudável em 2014.
"Se estou pensando em 2016, não posso sofrer outra lesão importante. Quero manter meu corpo preparado para entrar forte em 2015, temporada de Pan e Mundial. Até as Olimpíadas, vou ficar um ano e meio sem férias. Continuar com a motivação mais alta possível também é fundamental", afirmou.
Neste final de semana, Cielo participa do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre. A principal meta do nadador é fazer os 50m livres abaixo de 21s32, tempo alcançado na final do Mundial de Barcelona, mas ele já pensa nos preciosos dias de descanso.
"A minha prioridade é sempre nadar o mais rápido possível, independentemente do campeonato", disse o atleta, ansioso pelas férias. "O que mais gosto é de não ter horário para dormir. O fato de poder acordar sem despertador é uma diferença muito boa", completou.