quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lanterna do Inglês bate Chelsea de virada na prorrogação e vai às semifinais da Copa da Liga

Reuters
Ki fez o gol da vitória do Sunderland, que eliminou o Chelsea
Ki fez o gol da vitória do Sunderland, que eliminou o Chelsea
O Sunderland está nas semifinais da Copa da Liga. Em jogo dramático, na prorrogação, o favorito Chelsea não aguentou a pressão do time da casa e perdeu, de virada, por 2 a 1, no Stadium of Light. O empate dos Black Cats saiu faltando três minutos para o fim do jogo, quando parecia tudo definido, e o gol da vitória, aos 13 da segunda etapa da prorrogação.
Os próximos confrontos vão ser decididos por sorteio, depois de todos os classificados serem conhecidos. O Manchester City também confirmou sua ida para a próxima fase, em jogo desta tarde de terça-feira contra o Leicester City, fora de casa.
A derrota foi marcante para o técnico Mourinho, que nunca havia perdido uma partida nesta competição, comandando os Blues - excluindo decisões por pênalti. Dos 15 duelos disputados na história, ele tinha vencido 12 e empatado três.
Essa foi a terceira vez, nos últimos quatro anos que o time caiu nas quartas de final. Na edição passada, o Chelsea foi eliminado nas semifinais. 
O jogo
Mourinho aproveitou a partida para poupar alguns titulares. Cech, Mata e Ramires não foram nem relacionados. Oscar, Terry e Hazard começaram no banco. David Luiz fez seu terceiro jogo seguido como titular, depois de ter sido deixado de molho pelo treinador e ter se machucado.
O Sunderland, por outro lado, entrou com força máxima, para tentar buscar um suspiro de alegria na temporada, já que ocupa o último lugar do Campeonato Inglês.
Em um fraco primeiro tempo para os dois lados, os Black Cats mal tocaram na bola. O Chelsea ficou mais tempo no ataque, com destaque para Willian, que protagonizou as principais chances do time. Aos 16 minutos, o brasileiro tocou para Schürrle, que driblou o defensor e chutou cruzado, mas sem direção. 
Aos 35, de novo ele. Em outra saída errada dos adversários, Lampard ajeitou para o meia, que também tentou cruzado, mas foi para fora.
A segunda etapa começou mais animada. Logo no primeiro minuto, os Blues abriram o placar. Azpilicueta recebeu bom passe de De Bruyne, avançou pela direita e cruzou rasteiro para Lampard completar. O goleiro ainda tentou tirar, mas a bola já tinha entrado.
Depois do gol, só deu Chelsea, um bombardeio na defesa do Sunderland. Após duas tentativas de Eto'o, foram as vezes de Lampard e David Luiz, mas encontraram Mannone para impedir o que poderia ser uma goleada. 
Quando o jogo parecia definido, faltando três minutos para acabar, os Black Cats empataram, no que foi, praticamente, a única chegada de fato dos donos da casa durante toda a partida.
Depois da reação, o Sunderland voltou mais ligado para a prorrogação e teve as principais chances para definir a partida. O sul-coreano Ki quase marcou, duas vezes, aos cinco e aos oito da segunda etapa, mas foi parado pelo goleiro e pela defesa dos Blues.
Faltando dois minutos para acabar, o meia recebeu bom passe de Larsson, chutou rasteiro e garantiu o time nas semifinais da Copa da Liga, pela oitava vez na vida do clube, a primeira desde 2001. 
O Chelsea tem jogo importante na próxima segunda-feira, pela Premier League, fora de casa. Os Blues, com 33 pontos, pegam o Arsenal, com 35, em disputa direta pela liderança do campeonato. 
Na Champions, o time de Mourinho está nas oitavas e tem o Galatasaray pela frente, com primeiro jogo em 26 de fevereiro e a volta, em casa, no dia 18 de março.