Red Bull
Alan defende o Red Bull Salzburg desde 2010
Alan defende o Red Bull Salzburg desde 2010
Já são 27 gols em 29 partidas na temporada. A atual fase de Alan, ex-Fluminense, é impressionante na Europa.
Jogador do Red Bull Salzburg, o atacante brasileiro vive seu melhor momento em território europeu. Além de ser o destaque da equipe no Campeonato Austríaco - onde apesar da derrota neste domingo para o Rapid Viena por 2 a 1, com gol dele, lidera tranquilamente -, Alan é também um dos grandes nomes do time na Liga Europa.
Na quinta-feira o Red Bull enfrenta o Elfsborg, da Suécia, já classificado para a próxima fase. Vai em busca da manutenção dos 100% de aproveitamento, e conta mais uma vez com os gols de Alan, campeão brasileiro em 2010, para sonhar ainda mais no torneio.
Perdidos pelo mundo
A atual temporada é a melhor da sua carreira na Europa?
Com certeza. Venho de uma grande lesão, que felizmente já foi superada. Agora estou bem e conseguindo mostrar meu futebol.
Agora você está 100% fisicamente?
Sim. É meio difícil tudo isso, ficar muito tempo parado, mas o joelho está recuperado.
Você ficou parado por quanto tempo?
Um ano e cinco meses.
Você teve uma lesão de ligamento cruzado. No pior dos cenários, você ficaria parado no máximo oito, nove, dez meses. O que aconteceu?
No máximo oito meses... Tive muitas complicações na minha lesão, cada um joga a responsabilidade para cima do outro, você sabe como é... Ninguém assume, mas não culpo ninguém. Hoje, depois de tudo que passei, dou mais valor a minha carreira. Houve uma série de fatores que atrapalharam, infecção no ligamento, depois fiz uma artroscopia para limpeza da cartilagem... Hoje estou bem.
O Red Bull Salzburg está sobrando no Campeonato Austríaco. Acha que o time pode ser campeão sem dificuldades?
Espero! Nosso time está realmente muito acima dos adversários e temos mostrado isso em campo. Estamos jogando um futebol bonito, nem parece o futebol austríaco!
O título da Liga Europa seria muita pretensão?
Bom... Não sei se falar em título é pretensão, mas temos que sonhar. A equipe não deixa a desejar para nenhuma outra. Esperamos chegar o mais longe possível.
Com a sua boa fase, já apareceram propostas do Brasil?
Para mim, até agora, nada. Estou concentrado, focado 100% no Red Bull. Não é momento para pensar em retorno, voltei a jogar neste ano. Além do mais, o clube fez muito por mim. Quem sabe no futuro.
Totalmente adaptado à Áustria?
Estou aqui há três anos e alguns meses. Inclusive veio aqui em casa uma TV austríaca para fazer uma matéria e brinquei que eu já era meio-austríaco. Pronto! Virou uma confusão, porque aí criaram uma página no Facebook pedindo minha naturalização para defender a Áustria e em três dias foram seis mil curtidas. Maior confusão! Foramc conversar com o presidente da federação, ele disse que seria uma boa, mas aí eu falei que não podia falar sobre isso, que tinha sido uma brincadeira. Até porque só poderia pensar nesse assunto depois de cinco anos morando na Áustria, mas não posso prever o futuro, quem sabe. Se eu falar que não fica ruim também, né?
Se continuar marcando gols como você está fazendo acho que não fica muito tempo no Red Bull...
Não sei... Renovei contrato faz pouco tempo, mais longo agora, até 2018. Estou feliz em jogar, e isso é o mais importante.