No próximo final de semana, o Botafogo vai a Caxias do Sul enfrentar o Internacional e o Goiás joga no Maracanã contra o Flamengo. Uma combinação de empate por derrota do Botafogo com vitória esmeraldina no Rio colocará o Goiás em quarto lugar e poderá levar o Brasileirão a ter, pela primeira vez na história, quatro clubes de fora do Rio e São Paulo nas quatro primeiras colocações.
A simples presença do Atlético Paranaense na vice liderança já torna o campeonato marcante. A última vez em que campeão e vice não foram nem paulistas nem cariocas foi em 1988, ano de Bahia campeão brasileiro e Internacional vice -- o Fluminense terminou em terceiro lugar. Fora isso, só em 1975, com Inter campeão e Cruzeiro vice. A escrita vale tanto se você levar em conta o Brasileirão de 1971 para cá, quanto se unificar as disputas de Taça Brasil e Robertão, como a CBF faz há três anos.
O Goiás tirou uma distância de sete pontos em quatro rodadas. Na 28a, o Botafogo estava oito pontos à frente do Goiás. Hoje, a distância é de apenas um. A chance de a equipe do Centro-Oeste entrar no grupo dos quatro classificados para a Copa Libertadores não é apenas superar o Botafogo. Com dois pontos a menos do que o Grêmio, o Goiás supera o rival gaúcho se vencer o Flamengo no sábado e os gremistas perderem do Cruzeiro no provável jogo do título mineiro.
Desde 2003, quando o Cruzeiro ganhou o primeiro Brasileirão por pontos corridos, apenas clubes do Rio e São Paulo conquistaram o campeonato. Este é o maior período de hegemonia do eixo Rio-São Paulo desde o início das disputas nacionais, em 1959.