Perdidos pelo mundoEle não é o único na verdade. São oito brasileiros atuando na segunda divisão suíça, número que impressiona. Rafael da Silva trocou o Coritiba pelo Lugano em julho e não se arrepende.
Revelado pelo Coxa, perdeu espaço nos últimos meses e resolveu se aventurar em um dos países mais organizados do mundo. Até aqui, gostou de tudo que viu.
Como você foi parar na segunda divisão suíça?Fiquei três anos no Coritiba e estava bem, mas chegaram alguns jogadores de nome e perdi espaço. Meu empresário veio com essa proposta, achei que era uma boa sair do Brasil. Além disso, o projeto que me apresentaram foi muito bom e garantiram que eu teria a oportunidade de ser sempre observado por olheiros.
Você certamente não conhecia o Lugano. Qual foi a primeira coisa que você pensou quando viu de onde era a proposta?
A primeira coisa é a língua. Quando soube que aqui se fala italiano, fiquei mais tranquilo, algumas coisas são parecidas com o português. Depois pensei no clube e pesquisei a estrutura.
Como foram as primeiras semanas na Suíça?
A comissão técnica me ajudou bastante. Colocaram um tradutor pra mim, ele me apresentou a cidade e isso facilitou. Outro brasileiro foi contratado comigo, o Éverton. Converso muito com um uruguaio, um argentino e um espanhol que estão aqui, com os outros falo só o básico.
A diferença cultural da Suíça em relação ao Brasil tem sido grande?
Claro que é tudo bem diferente do Brasil, Lugano é uma cidade muito tranquila, até demais. As pessoas são muito educadas, te respeitam demais.
Você compararia a segunda divisão suíça a qual campeonato no Brasil?
O nível do Brasil é mais alto, mas aqui há bons jogadores também. Eu comparo à primeira divisão paranaense.
Seu contrato vai até quando?
Três anos de contrato, mas posso sair a qualquer momento. Não há cláusula de rescisão.
Sua intenção é ser descoberto logo por um clube maior, certo?
A intenção é essa mesma.
Você estava em um clube grande brasileiro, com boa infra-estrutura e torcida, por mais que não estivesse sendo aproveitado. Financeiramente compensou trocar esse cenário pela segunda divisão suíça?
Compensou bem mais, isso pesou bastante.