terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nova York (EUA) - Victoria Azarenka, pelo segundo ano seguido, ganhou um set de Serena Williams, mas acabou perdendo para a norte-americana na final do US Open. A número 2 do mundo ficou triste com o resultado, mas reconheceu que fez uma grande partida e quer continuar crescendo para ter outra chance de bater Serena.
"Acho que o jogo de hoje não mostrou uma nova Serena, mas mostrou um lado novo meu. Não posso esperar para a próxima chance", afirmou Azarenka. "Ela é meu maior desafio. Toda vez que precisei enfrentá-la, eu tive que aumentar meu nível. Há jogos em que, mesmo não jogando seu melhor, você encontra um jeito de vencer de forma feia. Mas com ela, você precisa se superar. Sempre quero jogar contra a melhor e me testar, lutar muito".
Serena tinha duas quebras de vantagem no segundo set, mas Azarenka buscou e ganhou um apertado tiebreak para forçar o set decisivo. "Acho que no terceiro set o momento mudou e eu senti que havia perdido o embalo. Mas não foi porque eu perdi o foco. Ela fez isso acontecer. Foi mais forte nesse momento, mais consistente e mereceu ganhar. Tive minhas chances no primeiro set, mas tudo bem. Fiz tudo que podia, coloquei meu coração em quadra, lutei o máximo. Perdi para uma grande campeã e saio de cabeça erguida", analisou.
Azarenka disse que o vento forte não afetou tanto sua concentração, como pareceu ser o caso de Serena. "Você precisa esquecer disso. Não é o vento, o sol, é o jogo, a bola. Você precisa ganhar o ponto naquelas circunstâncias. Mas não foi agradável. As saias ficavam levantando e a gente precisava ficar puxando".
"É bom poder competir contra uma jogadora que pode ser a melhor da história", acrescentou Azarenka. "Ela sabe o que é necessário para chegar lá. Eu sei como é isso também. E quando duas pessoas que têm isso se encontram, é uma batalha. Ganha quem é mais corajosa, consistente nos momentos importantes. Contra alguém como Serena, você precisa arriscar, não dá para jogar de forma segura", recomendou a bielorrussa.
Agora, Azarenka ficará um pouco com a família em Belarus, mas já quer voltar às quadras para melhorar. "Vou voltar a trabalhar, treinar até cair e lutar de novo para ter outra chance". Sobre a decisão masculina, entre Rafael Nadal e Novak Djokovic, Azarenka arrancou aplausos dos jornalistas ao revelar sua torcida: "Rafa me convenceu a torcer para ele. Como? Ele treinou sem camisa (risos)".