segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Serena supera vento, vence Azarenka de novo e é pentacampeã do US Open

tenis us open serena williams (Foto: Reuters)Serena pula de alegria ao conquistar o suado título,
o quinto dela no US Open (Foto: Reuters)
Serena Williams e Victoria Azarenka foram as personagens principais pela segunda vez consecutiva da final feminina do US Open. E assim como no ano passado, a americana levou a melhor. Travando uma batalha não só contra a adversária como também contra o vento no estádio Arthur Ashe, o maior do complexo de Flushing Meadows, em Nova York, a número 1 do mundo superou, neste domingo, a vice-líder do ranking da WTA em um disputado duelo de quase três horas, com as parciais de 7/5, 6/7(6) e 6/1. A vitória deu o quinto título para a tenista da casa no US Open (1999, 2002, 2008, 2012 e 2013).
O título de Serena poderia ter vindo antes. No segundo set, a americana sacou duas vezes para o jogo, mas Azarenka foi valente, se defendeu friamente e forçou a realização do terceiro set. Depois da derrota, a tenista de Belarus chorou, inconsolada, enquanto a número 1 do mundo abriu o sorriso com a conquista em casa.
Com a vitória em Nova York, Serena igualou-se a Roger Federer como uma das atletas com maior número de títulos de Grand Slam da história do tênis. Agora com 17 triunfos entre os quatro torneios mais importantes do circuito (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open), a americana - e o suíço - só é superada por Margaret Court (24), Steffi Graf (22), Hellen Wills Moody (19), Chris Evert e Martina Navratilova (18 cada).
Serena sai de quadra também com o bolso cheio como nenhuma outra tenista conseguiu na história. Com US$ 3,6 milhões ganhos pelo título, a americana se tornou a primeira mulher a faturar mais de US$ 9 milhões em premiações em uma única temporada.
us open victoria azarenka (Foto: AFP)Azarenka chora e fica desolada ao perder mais uma final de US Open para Serena (Foto: AFP)
Serena desbrava vento e se impõe
Desde o começo da partida, Serena enfrentou dificuldades com o vento que batia em Flushing Meadows. A americana até saiu na frente quebrando de zero o saque de Azarenka, mas a tenista de Belarus devolveu a quebra na sequência e passou a tomar mais conta do confronto a partir de então. A estratégia dela era atacar no fundo da quadra. O vento colaborava bastante para jogar a bola contra o corpo de Serena, que se irritava cada vez mais com as condições da partida. Depois de que tomou o 5/4, a número 1 do mundo se impôs e comemorou com vigor cada ponto conquistado, sobretudo ao empatar o set em um game de quase 10 minutos e três igualdades. Em seguida, ela encurtou os golpes e virou com uma quebra em um game que Azarenka liderava por 40-15. Serena então forçou o saque, dificultou as devoluções da oponente e fechou o set.
Juntando os últimos pontos da primeira parcial de jogo, Serena ganhou dez seguidos e fez 0-30 no primeiro game do segundo set. Azarenka perdeu este game de saque salvando apenas um dos dois break points que dera à rival. Mais adaptada ao vento, a americana se viu depois também tendo que lutar contra um duplo break point, mas confirmou o serviço mostrando eficiência no saque. O mesmo não se pôde dizer de Azarenka no quinto game. Quando perdia por 3/1, ela cometeu três duplas faltas e foi quebrada novamente. A tenista de Belarus devolveu uma das quebras logo em seguida.
us open serena williams (Foto: Reuters)Vento atrapalhou bastante Serena durante toda a partida (Foto: Reuters)
Serena saca para o jogo em dois games, se irrita e perde o segundo set no tie-break
Azarenka se defendeu bem quando mais precisou e ainda foi beneficiada por uma queda de rendimento da adversária. Com o saque em mãos para fechar o jogo, Serena cometeu uma dupla falta e depois deu um duplo break point para a adversária. A americana acabou acelerando demais a bola, e Azarenka empatou o set. Todo o esforço da número 2 do mundo quase foi em vão. Ela tomou 0-40 no game seguinte, viu um desafio eletrônico lhe manter viva, mas atacou na rede após ter evitado por duas vezes a quebra. Novamente Serena ficou a um game da vitória e defendendo o saque; novamente foi quebrada. Com direito a dupla falta no último ponto, o tie-break se fez necessário.
tenis us open serena williams (Foto: AFP)Serena desconta a raiva na raquete (Foto: AFP)
Serena chegou a ter uma mini-quebra de vantagem no começo do game de desempate e a perdeu com um voleio na rede no sexto ponto disputado. Por tudo que passou anteriormente, ela voltou a reclamar do vento e tomava todo o tempo do mundo para sacar com o máximo possível de segurança. O estopim da irritação veio quando errou uma esquerda, que parou no pé da rede. Depois de descontar a frustração na raquete, salvou dois set points seguidos, um inclusive no saque de Azarenka. Mas a tenista da casa voltou a cometer um erro não forçado e deixou a oponente empatar o confronto.
Azarenka erra em pontos cruciais e é vice de novo
Serena tentou manter a calma no terceiro set, e a paciência e a insistência lhe renderam uma quebra no quarto game do terceiro set. Azarenka continuava bem na defesa, mas errou no ataque quando não devia. Chegou a salvar um break point, porém, foi quebrada com uma dupla falta. Depois de confirmar o serviço, arriscando até um lob vencedor em meio ao vento, a americana já tinha 4/1. E a tenista de Belarus deu de presente outra quebra com dois erros não forçados seguidos. Pela terceira vez na partida a número 1 do mundo sacou para o jogo. Agora com duas quebras de vantagem, Serena estava com a confiança em alta e alcançou um duplo match point. Desperdiçou um com uma bola na rede, mas contou com uma devolução de segundo serviço da Azarenka para fora e enfim finalizou o duelo.
Serena Williams tênis final US Open (Foto: Reuters)Azarenka e Serena exibem os troféus pelas campanhas no US Open neste ano (Foto: Reuters)