segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Getty
Vettel perdeu a liderança da prova em Monza apenas em paradas para trocar os pneus
Vettel perdeu a liderança da prova em Monza apenas em paradas para trocar os pneus
O tetracampeonato da Fórmula 1 parece questão de tempo para Sebastian Vettel. Neste domingo, em Monza, o alemão teve mais uma corrida dominante e venceu o GP da Itália. Saindo da pole position, o piloto da Red Bull deu um susto na largada ao fritar os pneus na primeira freada, mas depois abriu vantagem sobre a concorrência e perdeu a liderança apenas quando trocou os pneus.
Desta forma, Vettel ganha pela sexta vez em 2013 - foram 12 eventos até agora -, alcançando sua 32ª vitória na carreira (mesmo número de Fernando Alonso, quarto no geral), e continua tranquilo na liderança do Mundial, agora com 222 pontos. O espanhol conseguiu a segunda posição, conseguindo suportar os ataques de Mark Webber, terceiro. Assim, o piloto da Ferrari aparece como grande adversário do alemão na briga pelo título desta temporada - 169 pontos.
Reuters
Momento em que Alonso ultrapassa Massa para ir à caça de Vettel: não adiantou
Momento em que Alonso ultrapassa Massa para ir à caça de Vettel: não adiantou
Felipe Massa terminou no quarto lugar, mesma posição de largada. O brasileiro pulou para segundo na primeira curva, mas acabou dando passagem a Alonso para que o espanhol tentasse se aproximar de Vettel e depois perdeu o lugar no pódio ao Webber ultrapassá-lo na última janela de pit stops.
Enquanto isso, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton não obtiveram bom desempenho na Itália e estão mais distantes da luta pelo Mundial. O finlandês quebrou o bico de sua Lotus na primeira curva, precisou fazer um pit stop extra e terminou fora da zona de pontuação, em 11º. Já o britânico da Mercedes melhorou três posições com relação ao grid e ficou em nono, subindo a 141 pontos.
O alemão Nico Hulkenberg (Sauber) - largando em terceiro - chegou em quinto, e Nico Rosberg (Mercedes) em sexto, seguido pelo australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso), o francês Romain Grosjean (Lotus) e os ingleses Hamilton e Jenson Button (McLaren), fechando o top 10.
Agora, a Fórmula 1 encerra as corridas na Europa e começa um tour pela Ásia. A 13ª etapa de 2013 acontece em Cingapura, no dia 22 de setembro, em prova a ser disputada à noite.
A corrida
O alemão Sebastian Vettel aproveitou a condição de pole position e manteve a liderança na largada sem correr grandes riscos. Já o brasileiro Felipe Massa saltou da quarta para a segunda colocação, seguido pelo australiano Mark Webber.
Reuters
Vettel frita o pneu direito dianteiro na primeira freada após a largada
Vettel frita o pneu direito dianteiro na primeira freada após a largada
O finlandês Kimi Raikkonen bateu na traseira do mexicano Sérgio Perez e precisou parar nos boxes. Já o espanhol Fernando Alonso adotou uma postura agressiva desde o começo e ultrapassou Webber logo na terceira volta da corrida. No oitavo giro, Alonso se aproximou de Massa e partiu para a ultrapassagem.
Fora da briga pelo título, o piloto brasileiro não ofereceu qualquer tipo de dificuldade para o companheiro de equipe, que passou então a tentar se aproximar de Vettel, líder do campeonato.
Os principais candidatos ao pódio visitaram os boxes pela única vez na corrida a partir da 24ª volta. Webber parou primeiro e, em um bom trabalho da equipe Red Bull, retornou à pista na frente de Massa para assumir a terceira colocação, atrás apenas de Vettel e Alonso.
Sem ser incomodado por Massa, Webber passou a ser aproximar de Alonso a partir da 40ª volta, mas, com problemas no câmbio, não conseguiu atacar o espanhol de maneira efetiva. Com tranquilidade, Vettel passeava pela pista de Monza e chegou a abrir 12 segundos de vantagem na liderança.
Com sua sexta vitória na temporada, o alemão se aproxima ainda mais do tetracampeonato consecutivo, feito logrado apenas pelo argentino Juan Manuel Fangio e pelo alemão Michael Schumacher. Já o finlandês Kimi Raikkonen, que já não havia completado a corrida na Bélgica, voltou a ficar fora da zona de pontuação com o 11º lugar.
Getty
Vettel, ganhador na Itália, entre Alonso e Webber: sexta vitória em 2013
Vettel, ganhador na Itália, entre Alonso e Webber: sexta vitória em 2013