segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Com parceiro lesionado, Soares perde final de duplas do US Open para Paes/Stepanek

Getty
Paes e Stepanek fazem tradicional comemoração para celebrar o título do US Open
Paes e Stepanek fazem tradicional comemoração para celebrar o título do US Open
Não foi desta vez que Bruno Soares conquistou um Grand Slam nas duplas masculinas. Neste domingo, o brasileiro e o austríaco Alexsander Peya não foram páreos para os experientes Leander Paes e Radek Stepanek na grande final do US Open por 2 sets a 0, 6-1 e 6-3.
Peya acabou sofrendo com dores nas costas, precisando de atendimento médico no segundo set, e ficou restrito em sua movimentação na quadra. Assim, Paes e Stepanek levaram a melhor.
Este é o segundo título de Major da parceria formada pelo indiano e pelo tcheco - o primeiro foi o Australian Open, em 2012. Eles haviam ficado com o vice no US Open no ano passado, quando perderam para os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, a quem derrubaram na semifinal do atual evento.
Getty
Com Bruno Soares de olho, Alexander Peya recebe atendimento durante a final em Nova York
Com Bruno Soares de olho, Alexander Peya recebe atendimento durante a final em Nova York
Já Bruno Soares, campeão em duplas mistas do Grand Slam dos Estados Unidos na última temporada ao lado da russa Ekaterina Makarova, alcançou sua primeira final em evento deste nível, assim como Peya. O tenista mineiro voltou a ser derrotado neste ano em final de Major: em Wimbledon, formando dupla com norte-americana Lisa Raymond, Soares caiu diante da francesa Kristina Mladenovic e do canadense Daniel Nestor.
Em entrevista aos canais ESPN em fevereiro deste ano, o brasileiro revelou que tinha quatro objetivos para 2013. E quase alcançou todos: "Eu fiz uma meta de quatro objetivos, e dos quatro gostaria de alcançar dois, pelo menos. O primeiro seria classificar para Londres. O segundo seria entrar entre os dez primeiros, ganhar um Master Series e ganhar um Grand Slam nas duplas normais. Então eu tenho para esse ano esses quatro objetivos e ficaria 100% realizado se eu alcançasse dois desses".
Soares está entre os top 10, garantido nas Finais da ATP - ocupa a segunda posição no ranking geral - e ganhou o Masters 1000 de Montreal. Mas já chegou a uma final de Major.
O jogo
Getty
Leander Paes e Radek Stepanek, campeões do US Open nas duplas masculinas
Leander Paes e Radek Stepanek, campeões do US Open nas duplas masculinas
Hoje, desde o início da partida Leander Paes e Radek Stepanek mostraram superioridade. Já no primeiro game disputado a dupla quebrou o serviço de Bruno Soares. Com mais uma quebra no terceiro game, o indiano e o tcheco não tiveram dificuldade em fechar em 6-1, em apenas 24 minutos.
Na segunda parcial, Soares e Peya até tentaram endurecer o jogo, mas outra quebra no primeiro game voltou a complicar a situação da dupla. No quinto game, quando o placar marcava 3-1 para Paes e Stepanek, o parceiro do tenista brasileiro precisou de atendimento médico.
Depois da paralisação, as duas duplas confirmaram serviços até ao nono game, quando Peya, apresentando muitas dificuldades para sacar, foi quebrado outra vez, e o set foi fechado em 6-3, em 48 minutos, encerrando a partida.