Um dos times mais populares entre os torcedores brasileiros, o San Francisco 49ers é meu favorito número 1 ao título da NFL na temporada que começa nesta quinta-feira. O ataque começa o ano com o seu comandante definido: Colin Kaepernick, que tomou a posição de Alex Smith em uma decisão que gerou muita polêmica, mas que foi referendada pelos resultados.
Depois de atuações espetaculares em 2012, Kaepernick obviamente foi estudado à exaustão pelos técnicos adversários, mas com a criatividade de Jim Harbaugh, grande técnico e com ótimas idéias de ataque, dá para esperar que CK continue produzindo bem. 
O ataque se reforçou com a chegada de Anquan Boldin, ex-Ravens, mas perdeu Michael Crabtree por quase metade da temporada. Primeiro WR dos Niners a passar das mil jardas aéreas na temporada desde Terrell Owens em 2003, Crabtree lesionou o tendão de Aquiles e está afastado pelo menos até a semana 7 - mesmo que se recupere antes disso, não poderá ser usado.
Não há muito mais opções como wide receiver, por isso seria uma boa aumentar o entrosamento entre CK e o tight end Vernon Davis, que fez uma mísera recepção nas quatro últimas partidas de 2012. 
Correndo com a bola, a grande ameaça é Frank Gore, que era um RB que se machucava bastante, mas não perdeu nenhum jogo desde que Harbaugh assumiu como treinador. Ele correu para 1212 jardas no ano passado e, quando precisar de um refresco, San Francisco tem LaMichael James, que encorpou e ganhou quase 5kg em relação ao ano passado - a má notícia é que ele contundiu o joelho e vai desfalcar o time por até quatro semanas.
A defesa atende por um sobre nome: Smith. Aldon chegou a 19,5 sacks em 2012, ameaçando o recorde histórico de Michael Strahan. Mas a temporada de 2013 começa enrolada para ele fora dos campos, com uma acusação contra ele e Delanie Walker pelo suposto uso de armas de fogo contra um homem da Carolina do Norte durante uma festa na casa do defensor dos 49ers em junho do ano passado.
Justin só conseguiu três sacks, mas seu impacto foi sentido quando desfalcou os 49ers durante os playoffs depois de uma contusão de tríceps. Os linebackers fazem um bom trabalho contendo o jogo terrestre, o que deixa a secundária como o ponto mais fraco da defesa franciscana.
Dashon Goldson foi embora para os Bucs e será substituído pelo Eric Reid, que quando jogava em LSU era muito bom no apoio contra o jogo corrido mas tinha algumas dificuldades na cobertura. Nos cantos da defesa, Carlos Rogers não é de encher os olhos e o time trouxe Nnamdi Asomugha, que foi uma decepção nos Eagles.
Dois anos atrás, os Niners pararam na final da NFC. Em 2012, foram ao Super Bowl e saíram derrotados. A impressão é a de que estão prontos para dar o último e definitivo passo à frente.