sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Felipão entenderá porque Mano escalava a seleção sem centroavante. Com safra fraca até Walter é cotado

Fred não é um dos principais centroavantes do mundo, inclusive por conta de seu histórico de lesões. Mas é o melhor "9" brasileiro nesses tempos pós-artilheiros geniais vestindo a camisa amarela, como Reinaldo, Careca, Romário e Ronaldo. Mas o atacante do Fluminense se machuca muito e está novamente no "estaleiro".
Fred é bom, mas não o bastante para ser visto como um intocável na seleção cebeefiana. E não tem reservas que dele se aproximem. Os convocados da vez inclusive. Jô é tecnicamente bem inferior e Pato um eterno mistério, nunca se sabe se irá jogar pelo menos razoavelmente. Não é exatamente um artilheiro confiável.
Um ou dois amistosos sem Fred e com esses dois convocados talvez não representem problema para Luiz Felipe Scolari. Mas no caminho da Copa do Mundo é preocupante o risco (nada desprezível) de o titular não estar inteiro na hora da verdade, já que tem as contusões como velhas "companheiras".
Pela carência de grandes centroavantes nessa geração não muito especial, Mano Menezes treinava a seleção sem um deles. Ele tentava ampliar a liberdade de Neymar, apostando em sua elevada capacidade de finalização. Mas não deixava de convocar Fred, mantendo a opção do "9" típico.
Mais conservador, Scolari dificilmente fará algo parecido. É muito mais provável que ele aposte em jogadores medianos em se tratando de seleção, como Jô, ou vaga-lumes que nunca se sabe quando irão brilhar, como Pato. Por essas e outras, Walter, mesmo pesadão, é o preferido de tantos.

Fred sofreu nova lesão defendendo o Fluminense e não deverá mais jogar em 2013
Fred sofreu nova lesão defendendo o Fluminense e não deverá mais jogar em 2013: sem substitutos do mesmo nível