sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Azarenka enaltece preparação física das veteranas

Nova York (EUA) - Mais nova entre as semifinalistas do US Open, a bielorrussa Victoria Azarenka não se espanta com a longevidade de suas adversárias. Tanto a italiana Flavia Pennetta, sua próxima oponente na competição, quanto a norte-americana Serena Williams e a chinesa Na Li já passaram dos 30 e mesmo assim seguem conseguindo excelentes resultados no circuito.
"Acho que isso mostra que nosso esporte está levando a questão física a outro nível. Todas estão cuidando dos seus corpos, com atenção à nutrição, preparação física e tudo mais", comentou a número 2 do mundo, que também destaca a importância do físico para si própria. "A movimentação é importante para mim, ajuda para que eu possa jogar meu melhor tênis", discorreu.
Embora seja a única "nova" nas semifinais, Azarenka acredita que as demais atletas de sua geração já galgaram um lugar entre os principais nomes. "Já vimos Caroline (Wozniacki) e (Agnieszka) Radwanska indo muito bem. Acredito que a nova geração conseguiu o seu espaço", pontuo a bielorrussa, que apesar do comentário se mostrou não ligar muito para esse dado.
"Não tenho tempo para me preocupar com isso, pois estou focada em mim mesma", disse Azarenka. Para ela, uma das coisa mais importantes é trabalhar o físico e seguir evoluindo, principalmente depois de se lesionar recentemente tanto no joelho como no quadril, situação que abreviou sua campanha em Wimbledon.
Sobre a vitória desta quarta-feira, sobre a eslovaca Daniela Hantuchova, em sets diretos, ela destacou o bom começo de partida. "Sinto que fui bem nos momentos importantes e consegui elevar o meu nível quando precisei. Acho que isso foi a chave para a vitória. Daniela é o tipo de jogadora que não te deixa pegar ritmo, por isso você tem que tentar resolver em um ou dos golpes no começo. A partida não teve muitos ralis e por isso fica um pouco mais difícil", comentou.
Agora, o foco de Azarenka está voltado para o duelo com Pennetta e a bielorrussa quer evitar pensar na possível final com Serena, embora tenha dito acompanhar de longe a número 1 do mundo. "Quando dava eu via um pouco, mas não assisto muita TV. Além do mais, ela tem acabado suas partidas de maneira muito rápida", declarou a vice-líder do ranking.
Derrotada na última vez que encarou Pennetta, a bielorrussa levou a melhor no outro embate entre elas e agora busca desempatar o retrospecto. "Não é uma grande lembrança. Já faz um bom tempo e acredito que agora vá ser diferente", comentou sobre o encontro mais recente. Azarenka também não poupou elogios à próxima adversária.
"Flavia é uma grande pessoa, superou suas lesões e está alcançando seu melhor resultado agora. Isso é incrível. Ela é uma ótima jogadora, consegue colocar velocidade na bola e muito efeito. Vai ser um grande desafio", pontuou Azarenka, que lembrou que apesar do ranking atual da italiana ser baixo, ela já esteve no top 20.