domingo, 22 de setembro de 2013

Brasil vence a Venezuela e se aproxima de 18º título do Sul-americano

Divulgação
Brasil venceu a Venezuela neste sábado
Brasil venceu a Venezuela neste sábado
17 vezes campeão do Campeonato Sul-americano de vôlei feminino, o Brasil está próximo de conquistar mais um título. Correspondendo às expectativas, a seleção brasileira manteve o 100% de aproveitamento e venceu a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/20 e 25/17, neste sábado, na cidade Ica, no Peru.
Antes do duelo, Sergio Rivero, técnico da Venezuela, já havia ressaltado a superioridade das brasileiras e afirmado que, para ele, a meta era marcar pelo menos dez pontos em cada set. Com o resultado, o Brasil segue sem perder sequer uma parcial, o que faz com que a equipe esteja na liderança isolada da competição.
Embora tenha mais um jogo, contra o Peru, neste domingo, às 18 horas, o time comandado por José Roberto Guimarães pode conquistar o título antecipado. A confirmação virá do resultado do jogo entre Peru e Argentina, que será disputado neste sábado, às 20 horas. Caso as donas da casa saiam derrotadas por 3 a 0 ou 3 a 1, as brasileiras não poderão mais ser ultrapassadas.
A ponteira Fernanda Garay foi a maior pontuadora da partida, com 13 pontos. A oposto Sheilla também teve uma boa atuação, com 10 acertos.
Fernanda Garay lembrou que o Brasil segue focado em busca das vagas que estão em jogo na competição continental. "Fizemos o nosso papel e garantimos mais três pontos. Precisamos agora já pensar no jogo contra as peruanas e garantir nossa classificação para o Mundial e a Copa dos Campeões. Sabemos que o Peru tem tradição e vai jogar com o apoio de uma torcida apaixonada", disse Garay.
Assim como a atacante campeã olímpica, o treinador José Roberto Guimarães já está com a atenção voltada para o jogo contra as peruanas.
"A partida de hoje foi importante para colocarmos todas as atletas para jogar e ganhar ritmo. Cometemos um pouco mais de erros, mas agora já temos que pensar no duelo contra o Peru para carimbarmos nossa vaga para o Mundial", afirmou José Roberto Guimarães
O jogo
Mesmo bem superior tecnicamente, o Brasil não teve tanta tranquilidade no começo do jogo. No início, a vantagem sempre esteve pequena e a partida até chegou a ficar empatada em 14 a 14. A partir daí, o time abriu mais de três pontos e venceu o primeiro set.
A segunda parcial continuou da mesma forma. Depois de começar perdendo, o time brasileiro virou e foi para o tempo técnico vencendo por 8 a 5. Ainda assim, o grande número de erros fazia com que o placar continuasse apertado. Com a defesa melhor, o time brasileiro reagiu, mas ainda sofria com falhas.
Tendo a vantagem de terem vencido dois sets, as brasileiras voltaram relaxadas, mantiveram quatro pontos de diferença durante boa parte da parcial e arrancaram no fim para sacramentarem a vitória.