quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Atlético-MG empata nos acréscimos, ajuda rival, tira Botafogo da liderança e sai da zona do rebaixamento

Gazeta Press
Atlético-MG e Botafogo empataram, por 2 a 2, nesta quarta-feira, no Independência
Atlético-MG e Botafogo empataram, por 2 a 2, nesta quarta-feira, no Independência
Em um grande jogo no Independência, o Atlético-MG conseguiu um gol nos acréscimos e empatou com o Botafogo, por 2 a 2, nesta quarta-feira à noite, em Belo Horizonte. O resultado tirou o Botafogo da liderança do Campeonato Brasileiro e ajudou o Cruzeiro, que assumiu a ponta, enquanto o Galo saiu da zona do rebaixamento.
Em um duelo equilibrado, com chances para os dois lados e boas defesas dos goleiros Victor e Jefferson, o Botafogo saiu na frente aos 14 minutos do primeiro tempo, com um gol de cabeça de Elias. Aos 28, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta com categoria e empatou o duelo alvinegro. Aos 13 minutos da segunda etapa, o uruguaio Lodeiro acertou um belo chute e colocou os visitantes novamente em vantagem, mas Luan decretou o empate com um gol no final, aos 48 minutos. O holandês Seedorf, desgastado fisicamente, acabou ficando fora do jogo.
Com o resultado, após oito rodadas, o Botafogo caiu para a segunda colocação e agora soma 24 pontos, mesmo número do líder Cruzeiro, que supera os caricoas no saldo de gols: 15 a 8. Já o Atlético-MG tem 11 pontos e subiu para a 16ª posição, deixando a zona do rebaixamento.
No próximo sábado, o Botafogo enfrenta o Goiás, no Mané Garrincha, em Brasília, enquanto o Atlético-MG visita o Náutico, na Arena Pernambuco, em Recife.

O jogo - Atuando com força praticamente máxima, o Atlético-MG iniciou o duelo contra o Botafogo mostrando a mesma vontade de vencer que foi vista pela torcida do Galo durante toda a Libertadores. Logo aos cinco minutos, Ronaldinho fez lançamento perfeito para Luan, mas Jéfferson saiu bem do gol e evitou a abertura do placar.

Brigando pela liderança do Brasileiro, o Botafogo também jogou buscando a vitória, o que gerou uma grande partida no Independência. Contando a força das arquibancadas do Horto, os atleticanos apresentaram um pouco mais de volume de jogo, explorando principalmente a velocidade de Luan e Tardelli pelos lados do campo.

Sem Seedorf, poupado por conta de dores musculares, Oswaldo de Oliveira escalou Elias, mas foi Rafael Marques que apareceu no meio para armar as jogadas em várias oportunidades durante o jogo. A estratégia armada pelo treinador do Botafogo surtiu efeito aos 14, quando Elias apareceu na posição de centroavante para desviar cobrança de escanteio e abrir os trabalhos no Independência.

O gol dos cariocas mudou pouco o cenário do jogo, que seguiu com equilíbrio de forças e com o Galo atacando mais. Com muita movimentação, a principal peça ofensiva do Atlético-MG foi Diego Tardelli, mas com Ronaldinho também mostrando muita vontade. Aos 24, R10 cobrou falta e obrigou Jéfferson a fazer grande defesa.

Se na primeira falta de R10, o goleiro do Botafogo trabalhou bem, na segunda falta do craque, aos 28, Ronaldinho acertou o ângulo, em cobrança com selo de qualidade para empatar o jogo enlouquecendo a torcida do Galo no Horto. Após empatar o duelo dos alvinegros, o Atlético-MG intensificou a pressão, perseguindo a virada.

Como não conseguiu chegar ao segundo gol, o Galo voltou para a etapa complementar com a mesma postura dos 45 minutos iniciais, ou seja, agredindo o Botafogo, que passou a apostar nos contra-ataques. Em uma das chegadas dos visitantes Vitinho mandou uma bomba contra a meta do goleiro Victor, que jogou para escanteio.

Aos poucos, o time do Rio de Janeiro reequilibrou as ações, deixando a partida aberta, com alternância de chances para os dois lados. Aos 13, a defesa atleticana deu espaços para o uruguaio Lodeiro, que mostrou categoria para finalizar cruzado, acertando o canto de Victor, que não conseguiu evitar o gol do Botafogo.

Em desvantagem no placar, os donos da casa se lançaram totalmente para o campo de ataque, mas encontraram problemas na bem postada zaga botafoguense. Aos 48, já no apagar das luzes, Luan conseguiu chegar ao empate e vibrou muito com gol, que evitou a quarta derrota seguida do Galo no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 2 BOTAFOGO

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 7 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Paulo Cesar Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Luan, Pierre e Josué (Atlético-MG); Gilberto, Lodeiro, Bolívar, Julio Cesar e Jéfferson (Botafogo)
Gols:
ATLÉTICO-MG: Ronaldinho Gaúcho, aos 28 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 48 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Elias, aos 14 minutos do primeiro tempo; Lodeiro, aos 13 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson (Júnior César); Pierre, Josué (Rosinei), Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli (Elder); Luan e Jô
Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro (André Bahia) e Vitinho (Lucas Zen); Elias (Sassá) e Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira