terça-feira, 23 de julho de 2013

Fred é expulso, Juninho faz na reestreia, e Vasco vence o Fluminense no Maracanã

Assista aos gols da vitória do Vasco sobre o Fluminense
A volta dos grandes clássicos cariocas ao Maracanã foi protagonizada por dois personagens com história no estádio, um duelo digno da tradição deste templo do futebol. Mas desta vez, o final feliz foi apenas para um deles, Juninho Pernambucano, que reestreou em grande estilo, com um gol e uma assistência, e deu a vitória ao Vasco sobre o Fluminense, por 3 a 1, neste domingo à noite. Para Fred, que foi expulso ainda no primeiro tempo, o dia foi para ser apagado da memória, justamente no aniversário de 111 anos do clube e no primeiro jogo do Flu em sua "nova" casa. André e Tenório fizeram os outros gols vascaínos, enquanto Carlinhos descontou.
Com o resultado, o Vasco chegou a dez pontos e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Já o Fluminense, que acumulou a quarta derrota seguida na competição, ficou com nove pontos
As duas torcidas encheram as arquibancadas atrás dos gols (púbico de 34.634 pagantes e 46.860 presentes) , fizeram uma linda festa, que só não ficou ainda melhor por causa do "clarão" central nos setores com ingressos mais caros, que ficaram praticamente vazios. Dentro de campo, um duelo equilibrado, com as duas equipes alternando bons momentos, e com o Vasco sendo mais eficaz nos lances decisivos.
No primeiro tempo, aos 16 minutos, Edinho vacilou, Pedro Ken ficou com a bola e cruzou para Juninho finalizar e balançar as redes em sua volta ao Vasco. Aos 25 minutos, a situação do Fluminense piorou, depois que Fred recebeu o cartão vermelho por agressão, ao acertar o braço no rosto de Jomar, revidando um tapa anterior do zagueiro. Na segunda etapa, logo a 1 minuto, Juninho fez ótimo lançamento para André, que tocou por cima do goleiro Diego Cavalieri e ampliou. O Tricolor descontou aos 11 minutos, com gol de cabeça de Carlinhos, e se animou em busca do empate. O Flu foi para cima, mas ainda teve Digão também expulso, o time cruz-maltino conseguiu segurar a vitória e ainda fez o terceira com Tenório, de cabeça, aos 36 minutos.
GazetaPress
Fred foi expulso ainda no primeiro tempo por dar uma cotovelada
Fred foi expulso ainda no primeiro tempo por dar uma cotovelada
O jogo - No Fluminense, o técnico Abel Braga promoveu a volta do meia Deco ao time titular, na vaga de Rhayner. No Vasco, a grande novidade foi a reestreia do meia Juninho Pernambucano, que voltou ao clube após deixar o New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
O duelo começou equilibrado, com bastante marcação no meio-campo, mas os dois times tentando atacar. Aos 16 minutos, o volante Edinho vacilou e perdeu a bola para Pedro Ken, que cruzou para a área, e Juninho finalizou para as redes, abrindo o placar para o Vasco.
Aos 25 minutos, Fred foi disputar uma bola no alto e acertou o braço no rosto do zagueiro Jomar, revidando um tapa na cara do vascaíno em lance anterior. O árbitro Marcelo de Lima Henrique viu a agressão e ,mostrou o cartão vermelho para o atacante tricolor. Com um jogador a menos em campo, o Flu teve dificuldades para chegar à área adversária, mas assustou em chutes de longe. Pouco antes da expulsão de Fred, Edinho chegou a acertar o travessão. Depois do gol, a melhor chance do Vasco no primeiro tempo foi um chute de André, que Diego Cavalieri espalmou.
No intervalo, Abel tirou Deco e colocou Rhayner. Mas a tentativa de reação do Fluminense foi atrapalhada logo a 1 minuto da segunda etapa. Juninho Pernambucano fez ótimo lançamento para o atacante André, que deu um lindo toque por cima de Cavalieri e fez 2 a 0.
Quando tudo já parecia perdido, Carlinhos aproveitou cobrança de escanteio de Rafael Sobis e, de cabeça, descontou para o Flu. O gol animou os tricolores, os torcedores voltaram a incentivar nas arquibancadas, e a equipe foi em busca do empate. No entanto, aos 29 minutos, o zagueiro Digão parou um contra-ataque vascaíno com falta, recebeu o seu segundo cartão amarelo no jogo e também foi expulso.
A vitória do Vasco foi consolidada aos 36 minutos. quando Tenório, de cabeça, fez 3 a 1, após cobrança de escanteio de Filipe Souto. Com o apito final, desta vascaína de um dos lados do Maraca e decepção tricolor.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 3 VASCO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de julho de 2013, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Público:  34.634 pagantes (46.860 presentes)
Renda: R$ 1.554.510,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Moises e Luiz Antonio de Oliveira (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Fluminense: Rafael Sobis e Digão(Flu). Vasco: Juninho Pernambucano, Henrique, Jomar e Wendel
Cartões vermelhos: Fluminense: Fred e Digão
Gols: Fluminense: Carlinhos, aos 11 minutos do segundo tempo. Vasco: Juninho Pernambucano, aos 16 do primeiro, André, a 1 minuto do segundo e Tenório, aos 36 do segundo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho(Marcos Júnior), Jean, Deco(Rhayner) e Wagner; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Abel Braga
VASCO: Diogo Silva, Nei, Jomar, Rafael Vaz e Henrique(Filipe Souto); Sandro Silva, Pedro Ken, Wendel e Juninho Pernambucano(Fábio Lima); Eder Luis(Tenório) e André
Técnico: Dorival Júnior
Tiago Leme/ESPN
Torcedores de Fluminense e Vasco encheram atrás dos gols, mas parte central do Maracanã ficou quase vazia
Torcedores de Fluminense e Vasco encheram atrás dos gols, mas parte central do Maracanã ficou quase vazia