quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sharapova aumenta dia de surpresas em Wimbledon

Londres (Inglaterra) - Definitivamente a bruxa está solta nesta quarta-feira no All England Club. Embora não tenha sofrido com lesões, a russa Maria Sharapova é mais uma das eliminadas na segunda rodada de Wimbledon. A responsável por derrubar a musa siberiana da competição foi a portuguesa Michelle Larcher de Brito, que conquistou uma surpreendente vitória em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4.
Após superar a terceira favorita, Larcher de Brito escapou de enfrentar a cabeça de chave 27 na próxima fase, isso porque a tcheca Lucie Safarova foi vítima de outra zebra do dia, perdendo de virada para a italiana Karin Knapp, que anotou placar final de 4/6, 6/4 e 6/4. As duas próximas rivais já se enfrentaram uma vez, pelo quali do US Open de 2011, com derrota da portuguesa de virada.
Vinda do quali, Michelle nunca havia superado uma top 5 em sua carreira, perdendo os três duelos anteriores contra atletas de tal gabarito. A portuguesa igualou sua melhor marca em Grand Slam, alcançando pela segunda vez a terceira rodada, situação que só havia conseguido uma vez antes, quatro anos atrás, em Roland Garros.
Para superar a atual número 3 do mundo, a portuguesa se aproveitou de seu bom despenho nos saques, com os quais venceu 61% dos pontos contra apenas 55% da rival. Sharapova também sofreu com os erros não forçados, desperdiçando neste quesito 18 pontos, metade dos que Larcher de Brito jogou fora.
Com duas quebras contra uma da russa no primeiro set, Larcher de Brito largou na frente e iniciou a surpresa. Na segunda parcial, a portuguesa contou com uma queda literal de Sharapova, que chegou a pedir atendimento na virada do sétimo para o oitavo game e até saiu de quadra para complementar o tratamento. Só que a parada não adiantou muito à musa siberiana, que já estava uma quebra atrás e não conseguiu se recuperar, vendo a rival fechar o duelo.
Mais cedo, na mesma quadra 2, a dinamarquesa Caroline Wozniacki ajudou a reforçar a lenda deste palco do All England Club ser conhecido como cemitério de campeões. A ex-número 1 do mundo se despediu do torneio com uma derrota inesperada para a tcheca Petra Cetkovska, que com um duplo 6/2 alcançou a terceira rodada. Ela terá agora pela frente quem vencer o duelo entre a norte-americana Sloane Stephens e a alemã Andrea Petkovic.
Outra tcheca que seguiu em frente foi a campeã de 2011 Petra Kvitova. Oitava mais bem cotada nesta edição, ela sequer precisou entrar em quadra e foi uma das beneficiadas do dia por desistência da rival, no seu caso a cazaque Yaroslava Shvedova. Na terceira fase, Kvitova vai medir forças com a russa Ekaterina Makarova, algoz da espanhola Garbiñe Muguruza em vitória por 2 sets a 1 e parciais de 6/2, 6/7 (3-7) e 6/4.