quinta-feira, 27 de junho de 2013

Após Nadal, Sharapova protagoniza vexame e cai diante de 131 do mundo

Reuters
Sharapova engrossou lista de cabeças de chave eliminados em Wimbledon
Sharapova engrossou lista de cabeças de chave eliminados em Wimbledon
Dois dias depois de Rafael Nadal ser eliminado na estreia do Grand Slam de Wimbledon, os torcedores presentes no All England Club testemunharam mais um vexame de um favorito ao título; no caso, de uma favorita. Nesta quarta-feira, Maria Sharapova, cabeça de chave número 3 da chave feminina, perdeu em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/4, para a portuguesa Michelle Larcher de Brito, número 131 do mundo, e deu adeus à disputa pelo título na grama britânica.
O resultado dá sequência aos surpreendentes resultados em Wimbledon. Além de Rafael Nadal e Maria Sharapova, outros favoritos também caíram de forma precoce na competição. Entre as mulheres, Sara Errani, a quinta favorita ao título, acabou eliminada ainda no primeiro dia. Já entre os homens, Jo-Wilfried Tsonga, Gilles Simon e Janko Tipsarevic também estão fora da disputa.
O resultado desta quarta-feira pode ser classificado como a vitória de uma "aprendiz". Revelada na Flórida pela renomada academia de Nick Bolletieri (mesma de Sharapova), Larcher de Brito possui pontos em comum com a rival desta segunda rodada de Wimbledon. Além de levar a família para os Estados Unidos, a portuguesa foi comparada com a russa no estilo de jogo e nos gritos dentro de quadra, tão altos quanto o da musa.
Oriunda do qualifying, Larcher de Brito aproveitou os erros para abrir vantagem na partida. Com duas quebras de saque contra uma, a portuguesa surpreendeu com um jogo eficiente e de poucos erros - apenas três na parcial. Segura em seu saque e movimentando Sharapova durante toda a quadra, a 131ª tenista do ranking da WTA cravou 6 a 3 no placar e abriu vantagem de 1 set a 0.
Reuters
Larcher de Brito vibra com ponto na vitória sobre Sharapova
Larcher de Brito vibra com ponto na vitória sobre Sharapova
Sharapova mostrou-se irregular também no segundo set, e pagou caro pela atuação abaixo da expectativa. A portuguesa quebrou o saque da russa e desestabilizou a adversária. Além da pressão psicológica pela vitória, a terceira tenista do mundo sofreu com problemas físicos na parte final da partida, quando chegou até a pedir atendimento médico, paralisando o confronto por alguns minutos.
A vantagem da portuguesa seguiu até o 5 a 4, momento em que a portuguesa passou a sacar para fechar o duelo. A pressão para provocar uma das maiores surpresas de Wimbledon por pouco não originou uma reação de Sharapova. A russa, com três chances de break points, contudo, cometeu erros não forçados e viu a zebra se confirmar. No sexto match point, Larcher de Britto contou com nova bola para fora da rival e pôde comemorar a maior vitória da carreira.