terça-feira, 4 de junho de 2013

CSKA foi o dono da temporada no futebol russo

Getty
Vagner Love levanta a taça de campeão da Copa da Rússia
Vagner Love levanta a taça de campeão da Copa da Rússia
Campeão nacional e da Copa da Rússia. O CSKA Moscou dominou a temporada do futebol russo e conquistou pela quarta vez a dobradinha. E venceu quase sem adversários, já que assumiu a ponta do Campeonato Russo na 13ª rodada e não largou mais.

No início da temporada, eu imaginava que o elenco reduzido da equipe custaria caro na reta final. Não foi o que aconteceu. O time se superou em diversos momentos, como quando ficou com apenas Ahmed Musa para o ataque - Vagner Love ainda não tinha voltado e Seydou Doumbia e Tomás Necid estavam machucados. O nigeriano atuou como referência no 4-2-3-1 do técnico Leonid Slutsky - muito criticado pelo estilo de jogo da equipe, pouco atraente - e deu conta do recado.

Aliás, o jovem atacante de 20 anos, contratado em 2012, foi a grande revelação da temporada. Contou, também, com o importantíssimo apoio do trio ofensivo Alan Dzagoev, Keisuke Honda e Zoran Tosic. Além, é claro, da segurança no meio-campo garantida com a dupla de volantes suecos Rasmus Elm e Pontus Wernbloom.

A defesa esteve tranquila como sempre. O entrosamento de Igor Akinfeev, Sergei Ignashevich e Vasili Berezutskiy é a garantia, que ganhou ainda mais respeito com o excelente desempenho de Mário Fernandes na lateral-direita. Há tempos ele merece, no mínimo, ser mais observado por quem está à frente da Seleção brasileira.

Ainda no CSKA, Vagner Love merece o destaque também. Após ter seu ciclo encerrado e o retorno ao Brasil decretado, graças à incompetência administrativa do Flamengo retornou ao futebol russo. Nunca foi seu desejo, mas não havia outra opção. Voltou bem demais, marcando cinco gols e dando três assistências em 12 partidas. Mostrou, mais uma vez, porque é um dos maiores jogadores da história do CSKA.

O maior rival do time moscovita na corrida pela taça nacional foi o Zenit São Petersburgo, que acabou sendo prejudicado pela própria torcida. Pela 16a rodada, o sinalizador atirado contra o goleiro Anton Shunin, do Dynamo Moscou, rendeu uma derrota por 3 a 0 e depois duas partidas com os portões fechados (dois empates). O desempenho de alguns jogadores também ficou bem abaixo do esperado, como do atacante Aleksandr Kerzhakov.

Já o Anzhi Makhachkala termina a temporada com sentimentos dúbios. Sonhava em brigar pela Champions, mas percebeu que precisa crescer ainda para tanto. Teve a oportunidade de conquistar seu primeiro título grande na Copa da Rússia, mas ficou no quase. É um clube que está se estruturando e que, na próxima temporada, chegará mais forte - provavelmente sem Guus Hiddink como técnico e já sem Roberto Carlos como diretor, mas com a estrela Samuel Eto'o, melhor jogador da Rússia.

Abaixo, montei a seleção da temporada russa, fiz meus destaques e separei algumas informações também.

Seleção do campeonato

Igor Akinfeev (CSKA), Mário Fernandes (CSKA), João Carlos (Anzhi), Nicolas Lombaerts (Zenit) e Dmitriy Kombarov (Spartak); Rasmus Elm (CSKA) e Bibras Natkho (Rubin); Alan Dzagoev (CSKA), Hulk (Zenit) e Samuel Eto'o (Anzhi); Yura Movsisyan (Krasnodar/Spartak). 

Técnico: Leonid Slutskiy (CSKA)

Destaque: Samuel Eto'o (Anzhi)

Revelação: Ahmed Musa (CSKA)

Média de público: 13.245 torcedores

Melhor média: Kuban Krasnodar (20.933)

Maior público: CSKA 2x2 Spartak, 25a rodada (67.740)

Média de gols por jogo:
 2,61

Artilheiros: Yura Movsisyan (Krasnodar/Spartak) e Wanderson (Krasnodar) com 13 gols

Caíram: Alania Vladikavkaz e Mordovia Saransk

Subiram: Ural Sverdlovsk Oblast e Tom Tomsk

Classificados para a Liga dos Campeões

Fase de grupos: CSKA Moscou
3ª fase preliminar: Zenit São Petersburgo

Classificados para a Liga Europa

Fase de grupos: Anzhi Makhachkala (via Copa)
Playoffs: Spartak Moscou
3ª fase preliminar: Kuban Krasnodar
2ª fase preliminar: Rubin Kazan

Veja os melhores momentos da partida e a comemoração do quarto título do CSKA no Campeonato Russo
Clique para ver como foi a partida que deu o título da Copa da Rússia ao CSKA