terça-feira, 9 de outubro de 2012

São Paulo antes, durante e depois da Copa do Mundo

Muita gente quer saber como São Paulo está se preparando para a Copa do Mundo. Nada melhor do que perguntar direto para o Comitê Paulista da Copa, certo?

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Numa conversa descontraída o Assessor Especial do Governo de São Paulo e membro do Comitê Paulista da Copa Mundo, Fabio Lepique, ajuda a esclarecer três pontos importantes a respeito da organização do Copa do Mundo em São Paulo e do chamado legado para a cidade.
Fernando Fleury
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O que a cidade pode esperar para a Copa? 

A cidade pode esperar melhores condições para receber os turistas, com sinalização mais eficiente e bilíngüe, profissionais capacitados e uma melhor infraestrutura. A Copa do Mundo é uma oportunidade única para divulgar São Paulo e suas atrações para o Brasil e o mundo todo. 

Diversos investimentos do setor público e provado, até o início da Copa, provocarão profundas transformações na cidade, visando a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, sobretudo em Itaquera. E das intervenções do Governo do Estado, todas já foram iniciadas. 

No transporte público, grandes investimentos em metrô e trens estão em andamento. Eles aumentarão a capacidade da rede em até 20%, melhorando a oferta de transportes sobre trilhos para os paulistanos e os turistas que aqui chegarem.

No dia 12/09, o governador Geraldo Alckmin também iniciou as obras do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera. Os investimentos de R$ 478,2 milhões vão melhorar muito o trânsito no local, com a construção de novas ligações entre a Avenida de Itaquera e Nova Radial Leste; alças de acesso entre a Radial e a Jacu Pessego; e a construção de passarela de pedestres, a maior de São Paulo, ao lado da estação Corinthians-Itaquera, ligando o norte e sul do bairro sob as linhas férreas do Metrô e da CPTM, e beneficiando diretamente os moradores da região. 

Além da Arena de São Paulo, estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014, o Polo Institucional de Itaquera contará com diversos equipamentos públicos, como a FATEC, ETEC, Delegacia de Polícia, Batalhão da PM e dos Bombeiros, SENAI, Rodoviária, e Incubadoras de Empresas...um lugar para o divertimento, ensino e trabalho. E no futuro um Centro de Eventos e Convenções!

Como serão os dias de Jogos? 

Haverá um esquema especial de trânsito, de linhas de ônibus e de Park & Ride. O Comitê Paulista está desenvolvendo o Plano de Transporte com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, CET e SPTrans. 
Também está em fase final de discussão entre Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo, FIFA e Comitê Organizador Local (COL), o Masterplan - Plano de Acesso e Operações do Estádio e seu entorno imediato. 

Acreditamos que mais de 60% dos torcedores irão ao estádio utilizando o transporte público, principalmente o metrô e trem. Para incentivar o uso dos trens, o usuário deve contar com o "Expresso da Copa". O torcedor embarca na estação Luz da Linha Coral 11 da CPTM e vai direto até a estação Corinthians-Itaquera, sem parar no Brás e Tatuapé. O tempo do percurso cairá para menos de 20 minutos.

Aliás, a localização da Arena de São Paulo permite que o acesso ao local seja feito pelo transporte público sobre trilhos por duas estações: Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Ambas estão distantes a aproximadamente 800 metros do estádio. Nenhum outra Arena do Brasil reúne condições tão facilitadas de acesso.

E, com o objetivo de dar termos mais segurança e conforto na entrada e saída do evento, o acesso à Arena será dividido entre as duas estações. Quem for de metrô utilizará a estação Artur Alvim, e quem for de trem utilizará a estação Corinthians-Itaquera. 

Importante lembrar que os horários dos jogos não coincidirão com os horários de pico das linhas da CPTM e do Metrô, portanto a população não será afetada. Na hipótese dos jogos do Brasil, entretanto, está em análise a hipótese de feriado, ou ponto facultativo para os servidores públicos. 

Como estaremos pós Copa? 

O Copa não é a panacéia para os nossos problemas, mas com uma maior projeção internacional da cidade, o número de turistas nos anos seguintes tende a crescer acima da média dos anos anteriores. A mobilidade em São Paulo estará melhor do que é hoje e a zona leste será um importante polo gerador de renda e empregos. 

Com esse novo Polo de Itaquera, muita gente não mais necessitará se deslocar para o centro em busca de trabalho ou diversão. Além disso, a cidade terá sediado um megaevento internacional e receberá mais investimentos estrangeiros; a auto-estima e a cidadania da população terão sido fortalecidas e o paulistano desfrutará de todo este legado deixado pela Copa do Mundo, tanto de obras de infraestrutura, como cultural. 

O video abaixo é a apresentação oficial do Comitê Paulista e de seu MasterPlan para Arena de São Paulo. Vale uma conferida.