domingo, 13 de novembro de 2011

VÍDEO: Depois do Mundial, Espanha falha em jogos contra grandes

Vicente Del Bosque disse ter gostado do futebol da seleção espanhola contra a Inglaterra, em Wembley. Assim o treinador campeão do mundo tenta encobrir seus próprios erros diante do time de Fábio Capello, que continua tentando montar uma equipe forte e coesa. Tentando.

Em 2008, Del Bosque recebeu o time de Luis Aragonés, campeão europeu, e deu prosseguimento ao melhor momento da história do futebol espanhol no Mundial da África do Sul. Depois da final contra a Holanda, gol de Andrés Iniesta na prorrogação, a seleção não tem funcionado tão bem.

Foi derrotada por Argentina, Portugal, Itália e Inglaterra. Na partida deste sábado, Del Bosque não fez nada para impedir o estilo massaroca do meio de campo, com os jogadores amontoados, posse de bola e passe, mas ninguém para receber a bola na área e finalizar.

Não havia profundidade, algo que no Barcelona se dá pelos lados, com Pedro e Villa. Afinal, o Barça é a base da equipe, pelo estilo, pela maneira como conduz a bola e o jogo. Mas tem Messi, com média de 0,71 gol por jogo contra 0,31 com a camisa da Argentina.

A dupla Silva e Villa não foi opção de passe para o meio de campo controlador, pois Del Bosque insiste em Busquets e Xabi Alonso, dois volantes, que jogam em linha, paralelos. Não se sente seguro para escalar Busquets, Xavi e Iniesta, como Guardiola.

Com Xavi e Iniesta “grudados”, e Silva circulando fora da área, para que serve tanta posse de bola se não há para quem enviar "el balón"? Mal orientado taticamente, faltou ao time um destinatário para o passe.

Os ingleses se defenderam. Variaram pouco, jogaram no 4-2-3-1 com a bola e no 4-5-1 sem ela, em duas linhas de marcação, com Walcott e Milner pelos lados, além de Lampard e dois volantes, Jones e Parker, centralizados.

A vitória veio na bola parada, pelo alto. Um futebol simples, dedicado e curto para vencer a Eurocopa, mas suficiente para ganhar dos espanhóis no momento.



Clique no player e assista aos melhores momentos!


INGLATERRA 1 X 0 ESPANHAData:12 de novembro de 2011
Estádio: Wembley, em Londres (ING)
Árbitro: De Bleckeere
Cartões Amarelos: Milner (ING), Sergio Ramos e Fábregas (ESP)
Gol: Lampard, aos 4 do segundo tempo

Inglaterra - Hart; Johnson, Lescott, Jagielka e Ashley Cole; Jones (Rodwell), Parker (Walker), Lampard (Barry), Walcott (Downing) e Milner (A. Johnson); Bent (Welbeck). Técnico: Fabio Capello

Espanha - Casillas (Reina); Arbeloa, Sergio Ramos (Puyol), Piqué e Jordi Alba; Busquets (Fernando Torres), Xabi Alonso, Xavi (Fábregas) e Iniesta (Cazorla); Villa e Silva (Mata). Técnico: Vicente del Bosque