domingo, 13 de novembro de 2011

Flu decepciona Engenhão lotado, cai para o América-MG e perde chance de dormir na ponta

Depois bater o Inter em pleno Beira-Rio na última rodada e voltar à briga pelo título, o Fluminense decepcionou em casa e jogou um balde de água gelada nos ânimos da torcida. Jogando no Engenhão e com todos os ingressos vendidos, o Flu foi dominado pelo lanterna América-MG, acabou derrotado por 2 a 1 e desperdiçou sua chance de dormir na liderança do Brasileiro. Kempes e Alessandro marcaram os gols da vitória, e Rafael Moura descontou.

Com o resultado, o Fluminense pode voltar a ver o título brasileiro ficar distante. O time tricolor segue com 56 pontos, dois a menos que os líderes Corinthians e Vasco, que ainda jogam neste domingo. Os paulistas recebem o Atlético-PR, e o Vasco faz o clássico carioca contra o Botafogo.

Dependendo dos resultados, o Fluminense pode ficar com cinco pontos de desvantagem para a liderança do Campeonato Brasileiro. Restando apenas quatro rodadas para o fim da competição, o time tricolor terá que vencer todas as partidas e torcer por uma combinação de resultados para ficar com o bi.

Já o América-MG segue sonhando com um milagre que evite o rebaixamento. O time mineiro tem ao menos um motivo para comemorar: após vencer Corinthians e Fluminense, dois times que brigam pelo título, a equipe de Givanildo Oliveira deixa a lanterna após 22 rodadas. O Avaí, derrotado pelo São Paulo neste sábado, é o novo último colocado da competição.

Ainda sonhando com o título, o Fluminense volta a jogar em casa na próxima quarta-feira, contra o Grêmio. No mesmo dia, o América-MG, que precisa de uma campanha perfeita até o final para se livrar da degola, recebe o Botafogo.

América-MG voltou a surpreender e jogou balde de água gelada na torcida do Flu
América-MG voltou a surpreender e jogou balde de água gelada na torcida do Flu
Crédito da imagem: AE
O jogo - Mesmo em casa e diante do lanterna da competição, o Fluminense não conseguiu mostrar em nenhum momento do primeiro tempo o porquê de ser um dos candidatos ao título. O primeiro lance de perigo do jogo aconteceu apenas aos 26 minutos e para o América-MG. Após cruzamento na área, a bola acabou sobrando no alto e Fred derrubou William Rocha. Pênalti discutível para os mineiros. Na cobrança, porém, Fábio Júnior parou nas mãos do goleiro Diego Cavalieri.

Mesmo com a chance desperdiçada, o América-MG não desanimou. O mesmo Fábio Júnior ainda desperdiçou outras duas claras chances. Aos 31, Rodriguinho cruzou da direita, e o atacante apareceu sozinho, mas completou de primeira por cima do gol. No lance seguinte, novo cruzamento pela direita, desta vez de Marcos Rocha. Fábio Júnior dominou, girou e bateu de canhota, mas parou nas mãos de Diego Cavalieri.

A pressão continuou e deu resultado aos 39 minutos. Jogando nas costas do lateral Jefferson, Kempes recebeu lançamento de Marcos Rocha , invadiu a área e mostrou calma para bater na saída do goleiro Diego Cavalieri e abrir o placar.

Com apenas um chute a gol (uma cobrança de falta de Jefferson que passou muito longe da meta de Neneca), o Fluminense e irritou a torcida e deixou o campo vaiado ao final do primeiro tempo. Do outro lado, o lanterna América-MG finalizou nove vezes.

O Fluminense tentou voltar mais aceso para a etapa final. Logo aos dois minutos, Rafael Sóbis chutou cruzado, obrigou Neneca a espalmar para escanteio e levantou a torcida. O problema é que o time não conseguiu em nenhum momento encaixar o seu jogo. O América-MG passou a apostar nos contra-ataques e quase se deu bem. Aos 5 minutos, Fábio Júnior recebeu lançamento e chutou bem para o gol, mas a bola acabou ficando na rede pelo lado de fora.

O Flu não conseguia criar, e o castigo veio aos 35. Após bela troca de passes, Marcos Rocha cruzou pela direita para Alessandro, que dominou de peito e chutou na saída do goleiro Diego Cavalieri para aumentar a vantagem.

Três minutos depois, o Fluminense voltou a sonhar com um resultado melhor. Após cruzamento de Marquinho, Rafael Moura dominou e bateu em cima da zaga. A bola, porém, voltou a sobrar com o atacante, que não perdoou e chutou cruzado para diminuir a vantagem. No fim, Fred ainda assustou com um chute de primeira, de fora da área, que parou nas mãos de Neneca. O Flu, porém, não teve forças para buscar o empate.