segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VÍDEO: Stosur bate Serena na final do US Open e conquista seu primeiro Grand Slam

A australiana Samantha Stosur venceu a norte-americana Serena Williams por 2 a 0 neste domingo pela decisão do US Open, e conquistou seu primeiro título de Grand Slam na carreira. Com parciais de 6-2 e 6-3, Stosur ainda superou a catimba de Serena, tri-campeã da competição e que não havia perdido nenhum set nesta edição, no ínicio do segundo set. Desde 1973, nenhuma australiana se sagrava campeã do US Open. A última havia sido Margaret Court.

Stosur começou melhor a partida, mas, após a juíza de cadeira Eva Asderaki repreender e tirar um game de Serena por uma atitude antidesportiva, a australiana se intimidou e deixou a rival voltar ao jogo. No fim do segundo set, quebrou a dona da casa e confirmou a vitória.

Aos 27 anos, seu retrospecto nos quatro principais torneios do circuito era discreto. Ela havia alcançado a decisão de Roland Garros em 2010 e a semifinal de 2009. Em Nova York, nunca teve muita sorte. Caiu na segunda rodada em 2004 e 2009 e na primeira de 2005 a 2008. Ano passado, foi às quartas de final. Este foi o segundo título de Stosur na temporada e o terceiro da carreira. Ela foi campeã em Charleston, e em Osaka, em 2009. No retrospecto com Serena, Stosur soma agora três vitórias, contra quatro da norte-americana.

Serena, que ficou fora de metade da temporada por lesão, perdeu a chance de conquistar o terceiro título do ano, após os troféus de Stanford e Toronto, e o quarto título do US Open - foi campeã em 1999, 2002 e 2008. Como não disputou o US Open em 2010, deve subir várias posições no ranking. 


Clique no player para assistir ao vídeo!
O jogo
Subindo bastante à rede, Stosur não teve dificuldades para confirmar seus serviços e quebrou Serena duas vezes. A primeira no terceiro game e a segunda no sétimo, aproveitando-se de muitos erros da tricampeã. Sacando para o set, a australiana acertou uma bola vencedora no contrapé da rival e abriu 1 a 0 após 33 minutos de jogo.

No primeiro game do set seguinte, Stosur teve dois break points. A norte-americana conseguiu salvar o primeiro, mas gritou durante o ponto seguinte, e a juíza de cadeira Eva Asderaki considerou que o ato da dona da casa tinha o objetivo de desestabilizar a adversária e cedeu o game à australiana.

O que deveria ter desconcentrado Serena, acabou por atrapalhar Stosur. A norte-americana teve três chances de quebra no game seguinte, converteu a última e empatou a partida.

Após converter seu saque de forma tranquila, a tricampeã teve duas chances de quebra, mas a australiana as salvou e confirmou com um ace. A oceânica recuperou o ímpeto do começo do jogo, emplacou três games seguidos e conquistou o título.